2018/04/24

Spotify gratuito deixa escolher músicas que se quer ouvir


O Spotify já apresentou a remodelação da sua app, que desta vez se foca nos utilizadores do serviço gratuito... e que ganham a possibilidade de escolher que músicas querem ouvir.

Até ao momento, a maior diferença entre o serviço gratuito e pago no Spotify era que, quem paga tem direito a ouvir qualquer música que queira, quando quiser; enquanto que os utilizadores gratuitos têm que se limitar a escolher uma playlist de música do estilo que procuram, mas sem poderem escolher directamente a música que querem ouvir. Agora, isso vai mudar.

O Spotify está a remodelar o serviço e, a par de uma app renovada, vai dar aos utilizadores gratuitos a capacidade para escolherem que músicas querem ouvir - tal como os que pagam a mensalidade. A diferença é que só poderão escolher entre as músicas que estejam em 15 playlists criadas pelo próprio Spotify, embora algumas delas sejam criadas com base nas preferências musicais de cada utilizador.

São cerca de 750 músicas à disposição dos utilizadores gratuitos, e parece-me que esta poderá ser uma excelente táctica para angariar mais utilizadores pagantes. Até aqui, os utilizadores gratuitos (como eu) resignavam-se a usar o Spotify como rádio, com o ocasional salto para a música seguinte... nunca tendo a oportunidade de experimentar o comodismo extra de poder ouvir exactamente o que se queria. Com esta alteração, o Spotify tenta aliciar estes utilizadores com essa funcionalidade... que lhes dá essa liberdade de escolha mas simultaneamente lhes limita o leque de opções.

Daqui por mais alguns meses saberemos se a técnica funcionou. Até lá, é questão de aguardar que a nova app chegue até nós... para avaliarmos até que ponto as playlists disponibilizadas nos dão a música que queremos.

2 comentários:

  1. Essa não é a única diferença o serviço pago tem uma qualidade de stream que não é comparável ao gratuito .

    ResponderEliminar
  2. Há uma coisa que não percebo, talvez alguém consiga explicar. O porquê de ser assim nos móveis mas num normal PC, eu posso escolher? Porque diferencia o spotify desta maneira os users mobile dos de PC?

    ResponderEliminar