2018/04/13

uTorrent marcado como "malicioso" pelo Windows Defender e Anti Virus


O popular cliente de torrents para Windows uTorrent foi recentemente marcado como sendo software "indesejado" tanto por diversos programas anti-virus como pelo próprio Windows Defender.

Embora a tecnologia BitTorrent seja apenas uma forma de distribuir dados de forma eficiente, tem sido bastante difícil dissociá-la da utilização para a distribuição de conteúdos potencialmente ilegais. Mesmo tendo perdido protagonismo face ao streaming, muitos utilizadores continuam a recorrer aos "torrents" para descarregarem filmes, séries, jogos, programas, etc. e daí a popularidade de programas como o uTorrent.

Ao longo dos anos, o uTorrent já perdeu a confiança de muitos utilizadores. Inicialmente conhecido por ser um dos mais reduzidos clientes de Torrent (mas recheado de funcionalidades) e super-eficiente, foi posteriormente comprado pela própria BitTorrent, que o foi tentando transformar numa plataforma de distribuição de conteúdos legais, por vezes com alguns bónus indesejados, como adware. Neste recente caso de ser marcado como software indesejado, tudo leva a crer que tenha sido precisamente uma das versões que é disponibilizada com um adware opcional, que os utilizadores têm que desactivar expressamente para não ser instalado.

Para quem tiver sido afectado por isto e achar que esta é a "gota de água", felizmente não faltam alternativas, como o qBittorrent, Deluge, Transmission, entre outros... Não custará experimentarem... e se calhar até ficarão agradavelmente surpreendidos pelo que encontram.

4 comentários:

  1. Depois de tudo o que os gajos do uTorrent fizeram ao longo dos anos não sei como é que alguém ainda usa aquilo.

    ResponderEliminar
  2. lol quem usa utorrent é o que merece

    ResponderEliminar
  3. Qbittorrent o melhor sem dúvida e com código aberto

    ResponderEliminar
  4. Nao entendo as criticas aqui mencionadas. Eu uso o Utorrent 2.2.1 e nao tenho nenhum problema. Faz o que tem a fazer sem publicidades, sem erros, sem crash, sem ser detectado como algo malicioso. Eu uso-o 'a anos e apenas nao faco updates para nao me desiludir. :)

    ResponderEliminar