2018/04/26

Xiaomi promete manter margem de lucro abaixo dos 5%


A Xiaomi está a preparar caminho para a entrada em bolsa, e para demonstrar que a sua estratégia actual é para manter, veio prometer publicamente que irá manter as margens de lucro nas vendas de hardware abaixo dos 5%.

Pode parecer um pouco estranho que uma empresa venha dizer publicamente que vai manter uma margem de lucro reduzida, mas na realidade é um anúncio que não é assim tão significativo, por diversos motivos... sendo o mais importante: a Xiaomi actualmente já tem uma margem de lucro abaixo dos 5% no material que vende.

A estratégia da Xiaomi não é a de ganhar dinheiro na venda do hardware, apostando antes na criação de todo um ecossistema integrado que vá atraindo cada vez mais utilizadores para a sua plataforma. Aliás, se por um lado custará perceber porque é que a Xiaomi anuncia esta "limitação" dos lucros numa fase em que tem que cativar investidores para atingir um valor (pretendido) em bolsa de 100 mil milhões de dólares; por outro lado há que encare isto como uma boa táctica de defesa, para que a Xiaomi possa ter mais peso na negociação com fornecedores, quando lhes disser que a sua margem de lucro reduzida não permite pagar mais que determinado valor.

Parece que a Apple não terá que se preocupar com a Xiaomi em termos de reduzir a sua quota de quase 90% dos lucros do sector dos smartphones... (excepto na parte em que potenciais compradores de iPhones poderem optar por comprar um Xiaomi.)

3 comentários:

  1. Os meus 5 cts...

    No mercado Android (a Microsoft já não conta) não escolhe ter lucros quem quer. Tem lucros quem pode. Há fabricantes com prejuízos - e pesados - como a LG e a Sony.

    Depois, tendo lucro, a escolha da margem também não é tão optativa como a Xiaomi pretende fazer crer. "Decidimos e prometemos, como não somos gananciosos, manter a margem abaixo dos 5% - porque se a quiséssemos aumentar, aumentávamos".

    Acredite nas almas generosas quem quiser. Quando a concorrência se reduzir se verá o que acontece aos preços da Xiaomi. Que já não estão assim tão baixos (quando pagam IVA).

    ResponderEliminar
  2. nao ha almocos gratis isso é certo, mas se podermos comer por um preco mais barato ja nao é mau.
    a apple estica se a grande, e nao é a unica.

    ResponderEliminar
  3. Só compra quem quer...o que não falta são alternativas...

    ResponderEliminar