2018/04/26

Gmail para Android ganha novas funções


A par da remodelação do Gmail nos desktops, também a versão para Android ganha algumas das suas novas funcionalidades, como o snooze e outras que há muito eram pedidas.

Os fãs da app Inbox e da sua funcionalidade de snooze dos emails podem a partir de agora fazer o mesmo também na app oficial do Gmail. Esta é uma funcionalidade que chegou à versão desktop e que também já está disponível no Gmail para Android, permitindo adiar o tratamento de emails para um período mais conveniente (final da tarde, dia seguinte, fim-de-semana, semana seguinte, etc.)

Outra das novidades, daquelas que há muito me chateavam (e imagino que não fosse o único), é a possibilidade de marcar emails como não lidos a partir de determinada mensagem. Isto é algo que desde sempre esteve presente no Gmail na versão desktop, mas que estava ausente da versão mobile. Ou seja, caso abrissem uma longa thread de emails no smartphone, mas depois quisessem deixá-la como não lida para voltarem ao assunto quando chegassem ao computador, ficavam todas essas mensagens marcadas como não lida, em vez de apenas os últimos emails.

Por fim, parece que está também para breve a chegada de acções programáveis para os gestos! Esta é uma das mais vergonhosas coisas que se tem no Gmail, quase se podendo considerar inadmissível que tenha demorado tanto tempo a ser resolvido. Actualmente, só podemos definir uma acção para o gesto de deslizar um email (eliminar ou arquivar) e essa opção afecta também a acção rápida que se tem nas notificações - e nem no Inbox experimental tinham resolvido o assunto. Nesta última versão do Gmail já surge a referência a que teremos a possibilidade de definira mais acções para estes gestos, e definir acções diferentes consoante se faça o deslizar para a esquerda ou para a direita...

Esperemos que seja uma funcionalidade que rapidamente seja activada... pois a app do Outlook e até a mail app do iOS, há muito que mostraram como isso se poderia fazer bem feito.

1 comentário:

  1. Também falta o suspender email até chegar um determinado local. Para mim uma das melhores funcionalidades do Inbox. Poder suspender e-mails durante o dia ate chegar a casa, por exemplo, ou até chegar ao trabalho é das que uso mais. Também na Inbox tem funcionalidades diferentes conforme se desliza para a esquerda ou direita.

    Parece que ainda não é desta que volto ao Gmail...

    ResponderEliminar