2018/04/26

Notícias do dia

Já está disponível o Gmail renovado; passamos mais algum tempo com o muito aguardado Asus ZenFone 5Z; o Spotify muda a táctica e vai deixar escolher músicas que se quer ouvir na modalidade gratuita; Nvidia cria impressionante sistema de correcção de imagens com AI; organizações nacionais e internacionais pedem à ANACOM o fim do zero-rating; a Xiaomi já revelou o Mi 6X; e a nossa "famosa" taxa da cópia privada já rende milhões.

Antes de passarmos às notícias do dia e vos deixar a contar os segundos para o feriado que se segue, relembro que o nosso habitual meeting mensal é já este sábado, e que esta semana temos para oferecer uma micro action cam e ainda mais alguns exemplares do livro RGPD da FCA.

Microsoft prepara Windows 10 Lean para dispositivos com 16GB



A Microsoft parece estar a seguir a mesma táctica do Android Go no Windows 10, e vai disponibilizar um Windows 10 "Lean" que deverá poupar pelo menos 2GB de espaço face a uma instalação normal do Windows 10, e que será destinada principalmente a mini PC e tablets com capacidade de armazenamento reduzida.

Esta versão continua a ser uma versão completa do Windows 10 (ao contrário do Windows 10 S que só corria apps da Windows Store), mas deixa de fora alguns programas. Ainda assim, poupar 2GB num sistema que facilmente ocupa entre 15 a 20GB... não me parece ser muito. Obra seria meter o Windows 10 em apenas 2GB de espaço... E nem vamos entrar nas considerações sobre se realmente se justifica que um sistema operativo ocupe sequer 1GB de espaço!


Televisores OLED dão vantagem nos lucros à LG

A Samsung bem pode querer promover os seus televisores QLED como alternativa aos OLED, mas parece ficar demonstrado que os consumidores não se deixam enganar facilmente e têm continuado a preferir os televisores LG, com esta marca a ter atingido lucros recorde no primeiro trimestre - por conta dos televisores - enquanto que na Samsung se assistiu a uma queda nos lucros.

Vamos lá ver se os ecrãs com tecnologia microLED que a Samsung tinha prometido para este Verão serão capazes de inverter esta tendência (mas provavelmente ainda demorará um par de anos até que isso se venha a fazer "sentir" nas contas).


Google, Facebook e Microsoft seguem Apple e trocam emoji de pistola por pistola de água

A troca do emoji da pistola por uma pistola de água fez com que vários outras empresas e serviços seguissem o mesmo caminho, e agora que também a Googlee o Twitter o fizeram, é a vez da Microsoft e Facebook dizerem que também irão adoptar o novo "boneco", sob pena de serem as únicas a ficar de fora, com os consequentes problemas de interpretação que daí derivariam ao trocarem-se mensagens em emoji entre os diversos serviços.



Dito isto, não me parece que caiba à linguagem tentar suavizar aquilo que se pode ou não dizer, e considerando a realidade nalguns países... um emoji com uma arma "real" faria todo o sentido de existir.


Vendas de smartphones na China está em queda



Nem a China está imune à saturação do mercado, e depois de anos a vender cada vez mais smartphones, assiste-se agora a uma quebra significativa que irá complicar a vida a muitos dos fabricantes. Por exemplo, as vendas da Samsung no primeiro trimestre de 2018 caíram para menos de metade face ao mesmo período do ano anterior; com a Xiaomi a ter sido uma das excepções, conseguindo um aumento de 37%.

Não menos significativo é que a Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi detêm 73% do mercado na China... deixando apenas 27% para todas as restantes marcas... Mas também elas terão que se preparar para um futuro onde os clientes começarão a manter os seus smartphones por dois ou mais anos... como já começou a acontecer noutros mercados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)