Nas impressoras 3D assiste-se ao mesmo fenómeno dos ecrãs dos televisores, em que "maior" é sempre "melhor", e por isso mesmo a Ultimaker lançou a Ultimaler 5S, a sua maior impressora 3D até à data.
A Ultimaker é um nome incontornável no segmento das impressoras 3D, e com a Ultimaker S5 a sua ambição é clara: permitir a impressão de peças 3D de maiores dimensões e com maior fiabilidade do que a que era possível com as Ultimaker 3.
A impressora vem pronta a funcionar e com todos os elementos calibrados, possibilitando que rapidamente se possam começar a imprimir peças com volume máximo de 330x240x300mm. Para minimizar a hipótese de erros, a base de impressão conta agora com nivelamento automático, com a impressora a poder efectuar medidas de praticamente toda a superfície da base, e depois criar uma primeira camada que serve de compensação a qualquer desvio, para criar a base de impressão perfeitamente nivelada.
A cabeça de impressão (com duplo extrusor) também tem um sensor de movimento do filamento, para detectar qualquer anomalia (filamento encravado ou prestes a terminar), enviando alertas automáticos para evitar estragar a peça que está a ser impressa. Para isso também contribuirá a nova app Ultimaker para iOS e Android, que permitirá manter uma vigilância remota sobre o funcionamento da impressora.
Por fim, a Ultimaker revelou também um novo filamento - o Ultimaker Tough PLA - que oferece a facilidade de impressão do PLA mas que resulta numa impressão bastante mais rígida e com melhores acabamentos. Permitindo a utilização das peças 3D para coisas que o PLA normal não seria adequado.
A Ultimaker S5 ficará disponível a partir de 15 de Maio com um preço de €5495 (+IVA), sendo distribuída em Portugal pela Utopica3D.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)