2018/05/15

Android P vai encerrar apps que não estejam a responder

A experiência de ficar à espera que uma app encravada faça surgir a caixa que pergunta se a queremos encerrar não é lá muito amigável para os utilizadores, motivo pelo qual a Google decidiu removê-la no novo Android P.


Quem utiliza o Android no dia a dia, sabe que não há nada mais desagradável do que uma app parar de responder. O sistema demora eternidades até apresentar uma caixa de diálogo com esta informação, dando ao utilizador duas opções, esperar ou fechar a app em questão. Na grande maioria das vezes de nada adianta esperar, pelo que o melhor mesmo é optar-se logo pela opção de fechar a app que não está a responder. A Google parece agora reconhecer que esta caixa de diálogo não é propriamente útil, tenho por isso preparado uma nova metodologia para o Android P.

Na nova versão do Android, quando uma app parar de responder, o sistema já irá apresentar esta caixa de diálogo. A Google opta por uma estratégia mais radical e força imediatamente o encerramento da app, resolvendo assim a questão no curto prazo.

Esta nova modalidade pode não ser a mais indicada em todas as situações, mas a Google considera que o utilizador ficará a ganhar, não devendo ser ele o prejudicado por apps mal concebidas. No caso dos developers, a solução passará por corrigirem as falhas que dão origem ao bloquear da aplicação. Caso prefiram continuar a aguarda, poderão voltar a activar a caixa de diálogo "à moda antiga" através das opções de programador no menu de definições do Android.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]