2018/05/15

App switcher faz parte do Pixel Launcher do Android P

No Android P, a gestão melhorada das apps em memória é feita pelo Pixel Launcher e não pelo sistema.


O sistema de gestos "copiado" do iOS foi uma das novidades que a Google apresentou no Google I/O que decorreu na passada semana. A segunda Developer Preview do Android P traz outras novidades, entre as quais podemos encontrar um novo sistema para navegar nas apps, passando o utilizador a navegar horizontalmente, por entre as miniaturas dos ecrãs do que estiver a correr em segundo plano.

Este novo sistema de gestão das apps tem uma particularidade curiosa, pois não faz parte do Sistema do Android, mas sim do Launcher. Este facto foi abordado de forma indirecta na Keynote do Google I/O (no vídeo em baixo), com Dave Burke (VP Android Engineering) a referir que a função que apresenta todas as apps (no app drawer) e a gestão das apps em segundo plano, passam a ser geridas de forma unificada.



Esta novidade chega-nos via XDA, com Mishaal Rahman com a referir que se parasse o Pixel Launcher e passasse a utilizar outro launcher, a gestão das apps em segundo plano voltava ao formato actual que conhecemos.

Esta situação tem algumas vantagens, pois permite à Google actualizar estas funcionalidades de forma mais célere, não estando dependente de um update do Android. Por outro lado, fica a dúvida relativamente à disponibilização deste função pois, tal como o Launcher, poderá ficar reservada apenas para os equipamentos da Google.

Tendo em conta que esta é uma das novidades do Android P, não faria muito sentido que a Google limitasse a sua utilização aos Pixel. Caso não o limite e confirmando-se esta independência do sistema do Android, pode significar uma disponibilização do Pixel Launcher para todos. Senão, teremos de esperar que a comunidade de developers tratem de exportar o Launcher da Google para correr em todos os Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)