A ideia de criar uma alternativa open-source ao Wear OS (ex-Android Wear) nos smartwatches poderá parecer um pouco "louca", mas o que é certo é que tem conseguido cativar cada vez mais interessados e agora temos o AsteroidOS 1.0.
É mesmo verdade, o humilde AsteroidOS que se apresentou ao mundo em 2016 tem crescido e agora anuncia a sua versão de lançamento AsteroidOS 1.0.
A ideia continua a ser a mesma, a de criar um sistema operativo para smartwatches completamente open-source e que permita aos developers "fazerem o que quiserem" dos seus smartwatches, e conta já com as contribuições de 100 developers espalhados pelo mundo. O sistema é completamente funcional e disponibiliza as funções básicas (notificações, alarme, agenda, etc.) que se poderiam querer num smartwatch, usando-se uma app AsteroidOSSync do lado do smartphone (Android) para gerir a sincronização.
A lista de smartwatches com compatibilidade garantida é ainda reduzida:
- LG G Watch
- LG G Watch Urbane
- LG G Watch R
- Asus Zenwatch 1
- Asus Zenwatch 2
- Asus Zenwatch 3
- Sony Smartwatch 3
Mas considerando que muitos smarwatches Android Wear partilham a mesma plataforma, é de esperar que este número aumente significativamente.
Resta apenas saber se, no mercado já bastante específico de quem usa smartwatches, haverá pessoas suficientes que estejam dispostas a trocar o seu Wear OS por este AsteroidOS. (Mas que é sempre melhor ter essa alternativa disponível, do que não ter nenhuma, isso ninguém põe em causa.)
Ainda está muito cru, mas pode vir a ser uma alternativa para o meu huawei w1 caso ele fique esquecido pela Google .
ResponderEliminar