2018/05/20

Carro autónomo do MIT pode circular em estradas rurais


Investigadores do MIT criaram um automóvel autónomo que pode circular em estradas rurais, sem linhas no pavimento e sem mapas 3D.

Os sistemas de condução autónomo que temos visto de várias empresas (como a Waymo) são impressionantes, mas pode dizer-se que de certa forma fazem "batota", pois limitam-se a circular em áreas para as quais possuem detalhados mapas 3D que lhes permitem saber precisamente onde estão e que tipo de estradas e cruzamentos vão encontrar; com as maiores dificuldades a serem lidar com os restantes veículos conduzidos pelos imprevisíveis humanos.

Este novo sistema do MIT aproxima-se um pouco mais daquilo que as pessoas imaginam que seja um carro autónomo, ao conseguir circular por estradas completamente desconhecidas, usando apenas a informação LIDAR e do GPS a que tem acesso no momento; e funcionando tanto em estradas rurais sem qualquer tipo de marcações, como até em estradas de terra batida.


O princípio básico deste sistema é precisamente aquele que os humanos utilizariam: procuram o troço mais plano e consideram que isso seja a estrada, assumindo que as bermas e o que existe fora da estrada será sempre mais irregular.

É certo que isto não invalida que continue a ser necessária toda a inteligência para lidar com os outros veículos "imprevisíveis" na estrada; mas poderá ser mais uma capacidade que se adiciona aos veículos autónomos, para que no futuro possam vir a ter a capacidade de circular em estradas fora da sua zona de conforto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)