2018/05/21

Chrome para Android impede captura de ecrã em modo incógnito


Quem usar o Chrome no seu smartphone Android vai ter uma surpresa desagradável da próxima vez que tentar efectuar uma captura de ecrã enquanto estiver a usar o modo incógnito do browser, pois será informado que a app não o permite fazer.

A alteração chegou no Chrome 65 e depressa foi detectada por todos os que recorrem frequentemente ao modo incógnito para navegar de forma um pouco mais privada que o habitual. Impedir a captura de ecrã, uma funcionalidade que se esperaria que estivesse disponível em todo o sistema e se sobrepusesse a toda e qualquer restrição implementada por uma app, é de uma prepotência assustadora, que relembra aos utilizadores que o controlo sobre os seus próprios equipamentos se vai reduzindo cada vez mais.

É certo que no passado já havia apps a tirarem partido desta "funcionalidade" (por exemplo a app da Netflix); mas ver a Google a seguir o mesmo caminho é algo que se torna bastante mais preocupante - quando o que se esperaria ser uma precisamente uma clarificação em sentido oposto, de que deverão ser os utilizadores a ter total liberdade para poderem efectuar uma captura de ecrã, como e quando quiserem, sem qualquer restrição ou limitação.

Veja-se um caso simples: sabendo-se que há lojas online (por exemplo, sites de viagens) que podem apresentar preços diferentes em função dos sites de concorrentes que já se tenham visitado; poderia dar-se o caso do utilizador querer demonstrar isso através de uma captura de ecrã ao visitar o site tanto em modo normal, como em modo incógnito, para averiguar as diferenças. Agora, deixa de o poder fazer, a não ser que peça a um amigo para tirar uma foto ao ecrã do seu smartphone, para documentar a situação.

... Ainda por cima, ainda estou para tentar perceber a lógica de que a utilização de um modo incógnito no browser deverá estar associada à impossibilidade de captar um screenshot! Alguém me pode explicar o que tem uma coisa a ver com a outra?

6 comentários:

  1. Para mim a única situação que faz mais sentido é o facto de alguma solução mais maliciosa a correr no SO poder tirar print screens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois acho que a razão será essa.
      A app do bankinter por ex tb n permite tirar printscreen por questões de segurança presumo, embora já me chateou isso varias vezes q me dava jeito tirar printscreen ao meu NIB para enviar e não me deixa

      Eliminar
  2. Pode ser, sim, é um caminho que poderemos dizer que a Google quer que o modo incógnito fique protegido de acções maliciosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Numa app de um banco, até se pode usar esse argumento... Mas num browser, não me parece que se aplique. Ou seja... se se visitar a página de um banco no Chrome normal, podemos tirar screenshots, mas pelo facto de usarmos o modo incógnito - que muitas pessoas até preferem usar no dia a dia, para reduzir o tracking - já não se pode.

      Eliminar
  3. Podemos assumir que a Google acha que se o utilizador quer diminuir ao minimo os registos, faça sentido que também reduza ao minimo os registos "fotográficos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas esse registo fotográfico é algo que devia ficar ao critério do utilizador... e sendo uma funcionalidade frequentemente usada, acaba por ir contra o próprio utilizador.
      (E não deverá ser o utilizador a "pagar" por uma suposta preocupação de segurança do que apps maliciosas possam fazer... para isso que persigam as apps maliciosas, e não à custa do que o utilizador gostaria de fazer.)

      Eliminar