2018/05/24

chrome://settings/cleanup deixa analisar e remover malware


Se suspeitarem que o vosso computador poderá ter algum "habitante indesejado", já não será necessário instalar um programa anti-malware para fazerem um diagnóstico rápido, pois poderão fazê-lo directamente a partir do Chrome.

Embora se possa discutir se deverá ser função do browser procurar por potencial malware no sistema, a Google parece achar que será benéfico fazê-lo. Para isso, o utilizador terá apenas que visitar a página chrome://settings/cleanup

Aqui teremos a possibilidade de dar início a uma pesquisa do sistema, com a opção de enviar - ou não - a informação recolhida para a Google. Este serviço é na verdade providenciado pelo software_reporter_tool.exe criado pela ESET (que alguns utilizadores mais curiosos ou perspicazes poderão já ter apanhado ocasionalmente na lista de processos em execução) e que já é executado de forma automática periodicamente. No entanto, através do link indicado acima, podemos forçar uma inspecção manualmente sempre que acharmos que seja necessário.


De referir que esta ferramenta incluída no Chrome não será tão eficaz quanto outras, e mesmo que diga que não encontrou nada, não é garantia de que não se esteja infectado com malware. Isto porque esta versão está especificamente orientada para detectar malware que interfira com o funcionamento do browser: malware que apresenta publicidade excessiva ou faz clique automático em anúncios; roubo de dados e passwords; instalação de extensões indesejadas; etc.

No caso de alguma coisa ser encontrada, o utilizador tem a opção de a remover, bastando seguir os procedimentos indicados, que podem implicar também o reiniciar do PC.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)