2018/05/02

Google abre domínios .app com HTTPS obrigatório


A Google decidiu finalmente avançar com a disponibilização pública dos domínios .app (um dos domínios "top-level" que detém) e que tem a particularidade de ser um domínio onde será obrigatória a utilização de HTTPS para garantir a segurança das comunicações.

Há muito que a internet se começou a espalhar por domínios para além dos habituais .com / .net /.org e dos respectivos países; e embora estes continuem a ser ainda os mais frequentes, vão sendo cada vez mais os serviços que se vão espalhando por outros domínios. O TLD (top level domain) .app da Google é especialmente vocacionado para apps e e developers, esperando-se que venha a ter grande procura entre eles - nem que seja pela habitual preocupação de procurarem evitar que algum concorrente venha a registar o domínio com o nome das suas apps.

Neste TLD todos os sites terão obrigatoriamente que usar HTTPS, uma medida que a Google justifica para prevenir contra a injecção de malware ou simples espionagem ao usar uma rede WiFi aberta ou uma ligação insegura; e que infelizmente se torna praticamente obrigatória nos dias de hoje. Seguramente, incentivará que outros TLDs que venham a ser disponibilizados no futuro passem também a fazê-lo; sendo que também com o Let's Encrypt a Google há muito que começou a promover e facilitar a adopção do HTTPS (por algum motivo até o Aberto até de Madrugada já está a usar HTTPS. :)

Os pré-registos para os domínios .app já estão abertos para quem estiver disposto a pagar uma taxa adicional (para quem o quisesse fazer logo no primeiro dia era coisa para mais de 10 mil euros; mas sendo um valor que desce substancialmente de dia para dia), sendo que a partir do dia 8 de Maio ficará disponível publicamente, ao preço normal (no GoDaddy indica um preço de cerca de 14 euros para o primeiro ano).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)