2018/05/28

Google Home conseguiu finalmente superar os Echo da Amazon


A guerra pelos assistentes em nossas casa há muito que estava a ser dominada pela Amazon, mas pela primeira vez a Google conseguiu levar o seu Google Home para o topo da tabela.

Segundo as estimativas da Canaly para o primeiro trimestre de 2018 a propósito das colunas inteligentes (smart speakers), a Google terá conseguido finalmente superar a Amazon e passar para o topo das vendas nesta classe de equipamentos, seguramente com a ajuda do Google Home Mini mais económico, que lhe permitiu ter um assombroso crescimento de 483% de face ao mesmo período no ano anterior (os Echo da Amazon aumentaram subiram apenas 8%).


Fica também bem patente o interesse do mercado neste tipo de produtos, com o número de dispositivos vendidos a ter aumentado de 2.9 para 9 milhões - mais do dobro - numa altura em que todas as empresas se preocupadas com as perspectivas de crescimento cada vez mais complicadas no campo dos smartphones.


Embora os EUA ainda liderem na compra de smart speakers (4.1 milhões de unidades), na segunda posição temos a China com 1.8 milhões, e com a particularidade de se tratarem de colunas especificas para o seu mercado:  Alibaba/Tmall e Xiaomi; e o mesmo acontecendo na Coreia do Sul, que subiu para a terceira posição dos países onde mais se tem comprado estas colunas inteligentes.

... É um potencial sempre crescente para escutas indevidas... mas que, como se vê, não parece estar a preocupar demasiado os consumidores.

2 comentários:

  1. Eu tneho umas 6 Amazon Echos / Dots em casa e apesar de adorar pela interface com os meus aparelhos smart pela casa, acho-a muita burrinha. Quando falo com o Google Assistant no telemóvel fico sempre mais bem servido. Se não fosse a dificuldade de comprar, acho que apostava mais nos Google Home. Imagino que quando houver linguagem PT nos Google Home que substitua tudo o que tenho em casa por esses.

    ResponderEliminar
  2. Uma vez na rede, sempre na rede, com ou sem colunas que nos ouvem, assim como assim poupa-me e satisfaz-me o meu dark side

    ResponderEliminar