2018/05/28

Notícias do dia

O GDPR está a acelerar a Internet como efeito secundário; temos o relato de um Tesla Model 3 que fez 975Km sem recarregar (e também a expansão da rede Supercharger em Portugal); a Google já mostra qualidade do ar em Portugal; a impressora 3D da BeeVeryCreative pode ser a próxima a imprimir no espaço; a Tesla não conseguiu capotar o Model X nos testes de segurança; Apple sabia que iPhone 6 dobrava facilmente embora não o admitisse publicamente; temos um caso de iPad bloqueado sem motivo aparente que deixa jovem sem a sua "vida digital"; e um estranho caso de um Echo da Amazon gravou conversa privada e enviou para outra pessoa.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que está a chegar ao fim o passatempo do nosso gadget semanal - um refrescador de ar - e que amanhã chega novo gadget para oferecer.

iOS 12 vai dar mais funcionalidades ao NFC dos iPhones



Os utilizadores de iPhones poderão em breve ganhar algumas das vantagens que os utilizadores Android já desfrutam a propósito da utilização do NFC. Nos iPhones a Apple limitou drasticamente aquilo que os developers podiam fazer com o NFC (basicamente, apenas os pagamentos via Apple Pay), mas o próximo iOS 12 poderá abrir as portas para que os developers possam usar o NFC dps iPhones para mais funcionalidades.

Algumas das novas aplicações possíveis será a utilização dos iPhones como método para abrir portas de hotéis (ou fechaduras electrónicas compatíveis - de preferência com integração HomeKit) ou serem usados para validação nos transportes públicos...  mas seguramente não ao ponto de permitirem viagens de borla no metro.


Bitcoin Gold foi alvo de "double spending"



A mais recente variante dos Bitcoins, o Bitcoin Gold, foi alvo de um ataque que terá permitido o roubo de quase 20 milhões de dólares em criptomoedas, por via do double-spending: em que o atacante trocava Bitcoin Gold por outras criptomoedas, mas de seguida revertia a operação para poder voltar a gastar o mesmo dinheiro noutras coisas.

Isto foi possível porque, embora o sistema das criptomoedas garanta a confiança com base num sistema distribuído, isso deixa de acontecer quando mais de metade desse sistema fica sob controlo de uma única pessoa. Neste caso, o atacante tinha controlo sobre mais de 50% da rede, o que lhe permitia "assegurar" a todos os outros de que o dinheiro que tinha gasto, afinal não tinha sido gasto.

Este é um problema real que afecta muitas outras criptomoedas, e este ataque volta a salientar as partes más do sistema...


Europa critica sites norte-americanos que estão a bloquear visitantes Europeus



Embora nalguns casos o GDPR esteja a permitir acelerar as páginas na internet, há também casos de sites que optaram simplesmente por bloquear o acesso a todos os visitantes que lhes tentem aceder a partir da Europa - uma prática que está a ser duramente criticada pela Comissão Europeia.

Afinal, como fazem questão de relembrar, estas alterações eram conhecidas há dois anos, pelo que não há motivo para que todas as empresas e sites de grandes dimensões não tivessem tratado atempadamente das alterações necessárias. (O que por outro lado também poderá servir de consolo aos portugueses, de que não são os únicos a "deixar as coisas para a última"!)


ICANN quer clarificação quanto aos dados dos clientes dos domínios



O ICANN, entidade que regulamenta os domínios na internet, está a pedir aos tribunais alemães que clarifiquem a questão dos dados pedidos pelas empresas de registos de domínios, com uma delas a dizer que deixará de guardar dados relativos aos clientes por considerar que vai contra o novo regulamento de protecção de dados.

Tradicionalmente, todos os domínios têm que estar associados aos respectivos donos, com essa informação a estar disponível publicamente através dos serviços "whois". Muitas empresas aproveitaram isso para disponibilizar serviços pagos para esconderem esses dados, apresentando informação de um intermediário; mas que com a nova regulamentação de dados, passou a ser um serviço que têm que disponibilizar gratuitamente - bastando o cliente não dar consentimento para que os seus dados pessoais sejam expostos na internet.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)