2018/05/26

Google e LG revelam ecrã OLED de 1443PPI para VR


A Google e a LG mostram-nos aquilo que todos gostaríamos de poder ver ao olhar por uns óculos de realidade virtual: um ecrã OLED que triplica a densidade de pixeis face aos ecrãs usados nos óculos VR actuais, capaz de exibir imagens bastante mais realistas.

Ninguém vai tirar o mérito a empresas como a Oculus, HTC, Samsung e Sony por tudo o que estão a fazer para incentivar a tecnologia de realidade virtual, mas bem sabemos que a tecnologia ainda tem muito que evoluir para nos proporcionar experiência VR com a qualidade pretendida... e um passo importante nesse sentido é a utilização de ecrãs com muito maior resolução e densidade.

A Google e a LG mostraram um ecrã OLED de 4.3" que desenvolveram especificamente para a utilização em óculos VR, com uma impressionante resolução de 4800x3840 e 1443PPI, permitindo um campo visual de 120x96º e um refresh rate de 120Hz.



É um ecrã que não só representa um salto de gigante face aos que temos actualmente (que andam pelos 450-600PPI) como também começa a dar-nos esperança de eventualmente podermos chegar aos ecrãs com resolução idêntica à acuidade humana mais depressa do que se imagina (algo que está estimado poder ser conseguido com um ecrã de 9600x9000... ou seja, "apenas" o dobro deste ecrã).

Para conseguir lidar com a imensa quantidade de dados que este ecrã exige a Google e LG criaram chips específicos, mas o mesmo foi também pensado para que pudesse ser utilizado por chips mobile a funcionar com dois ecrãs (um para cada olho), mas a velocidade de apenas 75Hz, e tirando partido do foveated rendering, para apenas dedicar recursos à pequena área do ecrã para qual estamos a olhar directamente.

... Esperemos não ter que esperar muito para que óculos com ecrãs destes cheguem ao mercado... a preços acessíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)