2018/05/26

Impressora 3D da BeeVeryCreative pode ser a próxima a imprimir no espaço


Da próxima vez que um astronauta precisar de imprimir uma peça a bordo da ISS em órbita ou talvez numa missão a Marte, poderá estar a fazê-lo numa impressora desenvolvida em Portugal.

A BeeVeryCreative é uma empresa que dispensa apresentações por todos os que se interessam por impressoras 3D, e que tem demonstrado que cá em Portugal conseguimos criar produtos de qualidade e referência a nível mundial - e que agora até se arrisca a dar o passo para o nível interplanetário. A BeeVeryCreative já entregou à ESA o protótipo da impressa 3D concebida de raiz para ser utilizada no espaço, em resultado de um concurso público lançado em 2015, e que foi ganho pelo consórcio internacional composto pela Active Space Technologies (de Coimbra), a SONACA Space e OHB-System (ambas alemãs).

Por agora o objectivo é demonstrar que esta impressora 3D supera a impressora 3D da NASA na estação espacial internacional; mas antes disso ainda terá um longo caminho de testes a percorrer até que tenha autorização para voar até ao espaço e tornar-se numa valiosa ferramenta para os astronautas.

Enquanto isso, a BeeVeryCreative aproveitá aquilo que aprendeu no desenvolvimento desta impressora para melhorar os seus modelos "terrestres", incluindo a criação de uma nova impressora 3D dedicada às indústrias que precisam de criar peças rapidamente. Actualmente a empresa disponibiliza a sua impressora 3D original BeeTheFirst, a versão melhorada BeeTheFirst+, uma versão mais económica para makers BeePrusa, e ainda uma versão para o sector do ensino BeInSchool.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)