2018/05/08

Google lança Android Things 1.0


No início do Google I/O 2018 a Google lança finalmente o Android Things apresentado no Google I/O 2016, antecipando uma nova geração de produtos que chegarão ao mercado ao longo dos próximos meses.

Lançado no final de 2016 em versão preview, o Android Things é a proposta da Google para lidar com os dispositivos "Internet of Things", e fazendo da segurança e das actualizações um dos seus pontos de destaque. Falar de Android e actualizações não é assim tão assegurador... mas neste Android Things a Google promete que será diferente, ao estilo do que acontece com o Wear OS (ex-Android Wear).

O Android Things vai ser o sistema que poderemos encontrar em produtos como colunas inteligentes com Google Assistant, molduras digitais, e tudo o mais que se possa imaginar. Esta versão 1.0 adiciona o suporte para diversas novas plataformas de hardwre da Qualcomm e MediaTek, continuando a suportar o Raspberry Pi 3 Model B e o NXP i.MX7D.

A Google promete um mínimo de 3 anos de actualizações OTA para todos os equipamentos que usem uma versão LTS (Long Term Support), mas com os fabricantes a terem liberdade para prolongarem esse prazo durante quanto tempo quiserem. Esperemos bem que o façam, pois se num smartphone se pode considerar "aceitável" que o mesmo seja trocado a cada 2 ou 3 anos... neste mundo das "Things" os prazos costumam ser bem maiores.

Por exemplo, quando foi a última vez que trocaram de frigorífico, televisor, máquina de lavar (roupa / loiça)? Facilmente estamos a falar de produtos que ainda se podem manter ao final de uma década... e penso que ninguém gostaria de ser obrigado a trocá-los porque deixaram de ter actualizações.

1 comentário:

  1. Nem é preciso ter um frigorífico "moderno" para que o fabricante nos mande ir pastar:
    http://jonasnuts.com/ola-samsung-adeus-samsung-547941

    ResponderEliminar

[pub]