2018/05/27

Kiwi 4 é um dongle OBD2 com extras incluídos


Quem não dispensa estar continuamente informado sobre todas as informações detalhadas sobre o seu automóvel vai querer espreitar o módulo OBD2 Kiwi 4 que está a fazer grande sucesso no Kickstarter.

Os dongles OBD2 não são nenhuma novidade, permitindo interligar o sistema de comunicação existente nos automóveis com um smartphone, e dessa forma permitindo visualizar centenas de parâmetros sobre a gestão do motor: resultado não só no tipo de informação que podemos ver no painel de instrumentos do veículo (velocidade, temperaturas, níveis do combustível, óleo, etc.) como tudo o resto que normalmente não está visível.

Mas no caso deste Kiwi 4 há algumas características inovadoras para este tipo de produto, como a inclusão de um microprocessador que permite manter o módulo em funcionamento mesmo quando o smartphone deixa de estar disponível momentaneamente (por exemplo, a atender uma chamada ou a usar outra app); tem uma coluna integrada que permite fazer soar alertas em função dos alarmes que programarmos (por exemplo, quando o motor atinge uma determinada rotação, ou o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento), acelerómetro integrado de alta precisão, e possibilidade de gravar os dados para um cartão microSD.



O maior problema é justificar o preço de $99 que é pedido por este módulo, quando existem módulos compactos OBD2 Bluetooth por apenas 3 euros(!)... Ainda assim, isso parece não ter sido problema, pois o projecto já concluiu a fase de angariação no Kickstarter, tendo conseguido obter mais de 200 mil dólares.







1 comentário:

  1. O facto de sobre esse preço ainda se pagar 25 usd pela app completa faz diminuir ainda mais o interesse.

    ResponderEliminar