2018/05/28

Londres implementa donativos "wireless" para artistas de rua


Os artistas de rua têm uma forte tradição no Reino Unido, e nada o indica melhor do que ter a própria cidade de Londres a incentivar a adopção de um sistema de pagamentos wireless para permitir que os transeuntes possam fazer os seus donativos sem dependerem de ter moedas no bolso.

O sistema resulta de uma parceria entre a câmara de Londres, a Busk In London (entidade dos artistas de rua profissionais) e a empresa de pagamentos iZettle (que foi recentemente comprada pelo PayPal). As pessoas que desejarem contribuir para qualquer um dos artistas que esteja a usar este sistema terão apenas que encostar o seu cartão bancário ao terminal, ou até mesmo o smartphone ou smartwatch, se usarem um sistema de pagamentos compatível.


É um sistema que vem apenas oficializar aquilo que muitos artistas já faziam por sua própria iniciativa, disponibilizando QR Codes ou outras formas de pagamento digital; e que em países como a China até já extravasaram até outras áreas, sendo comum ver mendigos a pedir dinheiro segurando um cartão com um código QR que inviabiliza a habitual desculpa "não tenho moedas".

Por outro lado, ao dar-se mais um passo no sentido de desincentivar o dinheiro físico, há quem também alerte para os perigos de complicar ainda mais a vida para os membros mais vulneráveis da sociedade, como os sem abrigo, que para receberem umas "moedinhas" serão forçados a ter coisas como contas bancárias e um smartphone, ou arriscarem-se a ficar "inacessíveis" até para quem lhes queira dar algum dinheiro.

... Só não se esqueçam é de confirmar bem o valor que estão a dar...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)