2018/05/10

Mate 20 com Kirin 980 promete autonomia de referência

A autonomia é um dos pontos críticos para qualquer smartphone e a Huawei deverá ter boas novidades a esse respeito quando nos apresentar o Mate 20 com o novo Kirin 980.


Os processadores HiSilicon Kirin da Huawei já atingiram um patamar de desenvolvimento que os deixa ao nível dos chips topo de gama da Qualcomm e Samsung. O Kirin 970 que encontramos no Mate 10, Huawei P20 Pro e Honor V10, consegue resultados semelhantes aos do Snapdragon 845 - sendo que ambos contam com um processo de fabrico de 10nm.

Tendo em conta as informações agora disponibilizadas, o Kirin 980 que deverá equipar o Mate 20, será produzido com um processo de fabrico de 7nm, o que irá permitir um menor consumo energético. Desta forma, o smartphone poderá permitir uma autonomia ainda melhor do que aquela que a Huawei tem apresentado nos seus smartphones equipados com processadores Kirin, e que já é bastante boa.

Caso a ARM também tenha novidades na área da eficiência do GPU, com uma nova versão do Mali G72, o Mate 20 arrisca-se desde logo a ser um campeão na questão da autonomia. São muitas as expectativas, mas só poderemos esclarecer este assunto lá mais para o final do ano, quando a Huawei apresentar o novo Mate 20.

11 comentários:

  1. Comprei recentemente o P10 Mate Pro. Foi uma decisão na linha de comprar o melhor do ano passado. Tem uma bateria generosa e consigo autonomia de cerca de 2 dias. Mas muito desta autonomia é conseguida com uma gestão agressiva sobre que aplicações correm em background, ao ponto de as notificações por push estarem desligadas por omissão. Significa que Gmail, WhatsApp e todas as outras que não sejam apps da Huawei não enviam notificações. É possível mudar este comportamento, mas tal é muito pouco intuitivo. É preciso desligar a gestão automática da bateria para cada app que envie notificações, depois é preciso activar as notificações ee defini-las como urgentes e, por fim, é preciso configurar as notificações na app. Experimentem colocar um não informático a fazer isto e verão como é fácil se afirmar que não é um telemóvel que se recomende, apesar das interessantes características técnicas. Mas, como se não chegasse, mesmo com estas configurações, as notificações nem sempre aparecem e, por vezes, voltam ao default. Já li que o mesmo comportamento se passa no P20. Basta procurar not receiving push notificações p10 (ou p20).

    Uma parte deste pandemónio é também culpa da Google, que, no Android 8.x, ligou o complicómetro quanto às notificações. Novamente, procurem explicar como se mudam as notificações a quem não tenham experiência de infirnatoco para se perceber que as notificações no Oreo não foram pensadas por um UxD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho estado a usar o P20 (depois do P10) e não me prece que isso seja assim tão crítico. O próprio equipamento alerta quando está a fazer essa "gestão de energia", chamando a atenção para o que está a fazer e como o utilizador o pode mudar.

      Nas notificações, não tenho nada a apontar, não "configurei nada de especial" (a não ser desactivar as das apps que acho demasiado intrusivas) e estão a trabalhar sem problemas - mas sim, quem se quiser aventurar na sua personalização completa, tem muito com que se entreter (mas por culpa do Android e não tendo a ver com ser um Huawei ou outro. :)

      Eliminar
    2. Hmmm interessante. A minha experiência com o Mate 10 Pro (não sei se será diferente noutro modelo ) tem sido uma desilusão. Se no P20 é dada ajuda ao utilizador sobre o que está a acontecer, já é positivo. No meu modelo nada é mostrado. E tenho encontrado muitas threads sobre este assunto. Na volta, era caso para trocarmos uns print screens :)

      Eliminar
    3. BTW, caso não tenha explicado bem, o meu problema é o LED das notificações nem sempre acender quando há novas notificações. Mesmo tendo feito estes passos: https://www.forbes.com/sites/bensin/2016/07/04/push-notifications-not-coming-through-to-your-huawei-phone-heres-how-to-fix-it

      Outra coisa que descobri é que trocaria de bom grado uns milímetros a mais as bordas do telemóvel para ter o sensor de impressões digitais à frente. É uma valente seca ter que pegar no telemóvel, que passa o dia em cima da mesa, só para passar o dedo.

      Eliminar
    4. Ui, no LED não sei... recebo no smartwatch, nem olho para o smartphone. :)
      Quanto ao sensor de impressões... O P20 Pro ainda o mantém à frente, nesse aspecto estou bem servido. :)

      Eliminar
    5. Que tal as fotos do P20 Pro? São tão boas quanto dizem por aí? :)

      Eliminar
    6. Sim. :)
      https://abertoatedemadrugada.com/2018/04/analise-ao-huawei-p20-pro.html

      Eliminar
    7. Eu utilizo o Mate 10 Pro no dia a dia e não tenho problema com as notificações e os leds. Aliás,até tenho, como as notificações estão sempre a "apitar" tenho de ter o smartphone em silêncio.

      Há apenas um caso em que as notificações não chegam sempre. Se deixar de utilizar o Slack, deixo de receber notificações. Mal abro a app, as notificações voltam a "aparecer"

      Eu sugiro uma intervenção drástica: reset e configuração do zero. Pessoalmente, não tive de alterar nenhuma definição para receber as notificações.

      No caso do Mate 10 Pro com EMUI 8 e Android 8, as notificações por app são configuradas nas Definições em Apps e Notificações, Gestão de notificações (os termos podem ser diferentes, tenho a interface em inglês)

      Eliminar
    8. O comportamento do meu é semelhante ao de esse com o slack, mas para o Gmail: se tiver limpo o histórico das apps, o Gmail não enviará notificações com o ecrã bloqueado

      Já agora tive uma actualização absolutamente inesperada. Ao ligá-lo pela primeira vez, depois de comprado, o telemóvel foi à procura de actualizações, o que será normal, mas a actualização que recebi foi uma ROM costumada pela Vodafone, inclusivamente com apps da Vodafone. É certo que os dados vêem da Vodafone, mas o telemóvel não está bloqueado à rede. O que me surpreendeu é que a ROM inicial não era Vodafone mas a operadora interceptou o pedido de update e enviou a ROM dela. Isto parece-os normal? O que acabei por fazer foi desinstalar o blootware da Vodafone, se bem que não sei se algum do comportamento errático se deverá a esta ROM.

      Eliminar
    9. Eu sugiro que se desloque a um ponto de serviço da Huawei (Lisboa e Porto) para esclarecer a situação. Há aí algo que não bate certo.

      Eu tenho cartão yorn é não tenho apps Vodafone

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar