2018/05/23

Microsoft prepara Surface Phone com ecrã dobrável


A Microsoft pode estar a preparar um regresso ao sector "mobile", e há novos indícios que dão credibilidade ao rumor de que está a trabalhar num Surface Phone dobrável.

A má estratégia da Microsoft para os smartphones ditou o seu desaparecimento desse importante sector, agora dominado pelo Android e iOS. Mas agora, parecem estar (quase) reunidas as condições para que se tente aventurar novamente nesse segmento, e tirando proveito de um novo formato de equipamentos que deverá chegar em força no próximo ano: os smartphones/tablets com ecrã dobrável.

Há muito que se vão ouvindo rumores de que a MS estaria a trabalhar num Surface Phone dobrável, mas agora surgem novas indicações disso, presentes no mais recente SDK do Windows. Este SDK contém referências a um Andromeda OS (que suportará x86 e ARM) e um novo dispositivo "Andromeda" (ARM); assim como ao WindowsCoreOS (um novo sistema operativo minimalista que servirá de base ao Windows) e ao Polaris, o ambiente gráfico que dará a cara a este sistema.

Tendo perdido a oportunidade nos smartphones, não deixa de fazer sentido que a MS tente apanhar a próxima vaga de equipamentos transformáveis; sendo que neste momento ainda nenhuma das outras plataformas conseguiu lidar bem com a parte "transformável" de um smartphone que se possa transformar em tablet ou vice-versa.

Se a MS apresentar uma solução viável, poderá ser a oportunidade que precisava para voltar a afirmar-se no sector... embora neste momento as probabilidades não estejam a seu favor (sendo muito mais fácil que tanto o iOS como o Android façam os ajustes necessários para melhor lidarem com equipamentos transformáveis).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)