2018/05/01

Raspberry Pi ganha WebOS Open Source Edition


O WebOS é um daqueles sistemas que tinha tudo para transformar o mundo, mas que infelizmente acabou por ter um destino bem diferente. Agora, tem-se relegado à utilização em Smart TVs... mas quem quiser também poderá brincar com ele num Raspberry Pi.

É incrível pensar que o WebOS lançado no Palm Pre, já lá vão quase 10 anos(!), era um sistema que já na altura oferecia coisas que só anos mais tarde vieram a ser implementadas no Android e iOS. Aliás, arrisco-me a dizer que quem experimentasse o webOS, mesmo passado uma década, continuaria a achá-lo um sistema moderno e actual (ao contrário do que diriam dos iOS e Android daquele tempo).

Infelizmente, a aventura da Palm e do webOS seguir por caminhos conturbados, com a aquisição pela HP a não ter surtido o efeito que se esperava (muito pelo contrário)... e valendo à LG a compra do webOS, que tem utilizado nas suas Smart TVs, num formato já completamente diferente daquele que se tinha nos smartphones. É esta última versão que está disponível numa edição webOS Open Source Edition e que agora pode ser corrida num Raspberry Pi - se assim o desejarem.

O número de apps disponíveis é bastante reduzido, pelo que será algo que será apenas útil para efeito de experiências, ou caso estejam a pensar desenvolver alguma coisa que corra em webOS, criada em IoTivity e iotivity-node.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)