2018/05/13

SpaceX lança o primeiro Falcon 9 "Block 5"


Embora o mais recente lançamento da SpaceX pareça ter sido apenas "mais um" na sempre crescente lista de lançamentos bem sucedidos, foi na realidade um dos mais importantes que marca a entrada numa nova era da conquista espacial.

Embora à vista desarmada o Falcon 9 que levou mais um satélite para o espaço pudesse parecer igual aos outros, tratou-se do primeiro lançamento de um Falcon 9 "Block 5", a mais recente versão deste foguete e que vem com alterações significativas face às versões anteriores. Este novo e melhorado Falcon 9 tem como objectivo poder ser reutilizado para 10 lançamentos (ou mais) e estar pronto para voltar à plataforma de lançamento poucas semanas após aterrar - em vez dos meses que os anteriores Falcon 9 precisavam.

Caso a SpaceX demonstre que este Block 5 o consegue fazer, será mais um importante (e indispensável) passo em direcção ao futuro idealizado por Elon Musk, onde se possam lançar constelações de milhares de satélites para levar a Internet a todo o mundo, e também criar as infraestruturas necessárias para a futura colonização de Marte, que a pouco e pouco vai passando do reino da ficção científica para o mundo das possibilidades reais.

Mas não se pense que as coisas se ficam por aqui. O objectivo de Elon Musk é que se venha a ter foguetes que possam ser lançados para o espaço, regressem à terra, e estejam prontos para um novo lançamento, em apenas 24 horas! A este ritmo, parece que não teremos que esperar muito... Por agora, teremos que nos focar neste novo Falcon 9 , que até ao final deste ano deverá ser reutilizado 3 ou 4 vezes, e chegar aos 10 lançamentos em 2019.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)