2018/05/29

Star Citizen lança pack de naves por 27 mil dólares


Star Citizen, o impressionante jogo que continua a não ter data para a sua conclusão, continua a angariar dinheiro para manter o seu desenvolvimento, e agora propõe aos fãs mais endinheirados um pack com (quase) todas as naves e extras, pela módica quantia de 27 mil dólares.

O jogo Star Citizen era impressionante quando foi originalmente apresentado pelo veterano Chris Roberts, mas desde então foi crescendo em dimensão e ambição, tornando-se praticamente num verdadeiro Universo virtual de sonho para todos os fãs das aventuras espaciais. Estamos a falar de um jogo que foi apresentado em 2012, e que desde então já angariou mais de 200 milhões de dólares - e que conta com uma gigantesca equipa de desenvolvimento que permanece bastante activa e que está continuamente a trabalhar em novas coisas, sempre impressionantes.

Depois da fase de angariação o método conseguido para continuar a amealhar dinheiro foi a de ir vendendo modelos de naves e extras, algumas das quais com preços exorbitantes que podiam atingir os mil dólares - mas agora, até essas passam a poder ser consideradas uma pechincha, pois temos o novo Legatus Pack que custa 27 mil dólares!


Este pack incluí 117 naves e 163 extras, e só aparece a quem já tiver gasto mais de mil dólares no jogo (facilmente se percebe que não será oferta que interesse a quem só tenha investido o mínimo possível para ter acesso ao jogo) - embora possa ser desbloqueado para qualquer pessoa interessada, contactado-os directamente.


O que é certo é que já em 2015 nos interrogávamos sobre se este jogo alguma vez ficaria concluído e, três anos mais tarde, a pergunta mantém-se. A única coisa que vai dando algum alento aos fãs é a versão alpha que lhes é disponibilizada e permite ir acompanhando o trabalho que está a ser feito... mas daqui a pouco estaremos a falar de um jogo que está em desenvolvimento há uma década, e seria bom ter uma estimativa um pouco mais concreta sobre quando é que estará concluído (sem inviabilizar que o jogo continue a merecer melhoramentos continuados e proponha modalidades de subscrição com pagamento de mensalidades.



1 comentário:

  1. Eu tenho acompanhado o desenvolvimento deste jogo.

    "O que é certo é que já em 2015 nos interrogávamos sobre se este jogo alguma vez ficaria concluído e, três anos mais tarde, a pergunta mantém-se."

    É justo que se faça esta questão, mas só a aceito do ponto de vista do jogador que está ansioso por jogar. Todos os outros pontos de vistas, que normalmente falam em fraude e má gestão, são simplesmente ridículos.

    Tal é a quantidade de informação que temos disponível sobre o desenvolvimento do jogo que se torna fácil de avaliar a qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido.
    O jogo já podia estar pronto? Sim, mas não seria a versão que vamos ter. Ao longo destes últimos anos têm sido desenvolvidos muitos "assets" e tecnologias que simplesmente não existem em nenhum outro jogo. Infelizmente isto leva muito tempo a fazer.

    O que eu gostava que eles fizessem era apresentar uma página com as datas possíveis de lançamento do jogo, para calar esta gente toda. Junto de cada data colocariam as "features" que estariam prontas nessa data. Ao mostrar às pessoas que podiam lançar já mas sem economia, sem trading, sem mining, sem x quests, sem isto e aquilo, podia ser que as pessoas pensassem um pouco e chegassem à conclusão que querem que o seu jogo tenha tudo isso, e que estão dispostas a esperar.

    Vivemos numa era de "early access" em gaming porque ninguém já tem paciência para esperar. Agora em vez de jogarmos jogos completos, começamos logo a jogar quando o jogo está a 50% e com falta disto e daquilo. Acabamos por ser alpha e beta testers de projetos, com o privilégio de pagar por isso, só porque não sabemos esperar. Dá-se então o fenómeno de se perderem horas e horas a repetir experiências em jogos porque voltamos ao início sempre que há uma nova atualização.

    Mas voltando ao Star citizen, por muita latitude que lhes dê, há uma questão pertinente que gostava de ver respondida. Mas este jogo afinal é pay2win? Supostamente obter estas naves espaciais, umas mais caras que outras, com melhores caraterísticas que outras, não fazem parte de jogar o jogo? E podem simplesmente ser compradas com euros? Cosmética é uma coisa, mas o que eles estão a vender ultrapassa a cosmética. Não percebo.

    ResponderEliminar