2018/05/27

Tesla expande rede Supercharger em 2019


Para além dos seus automóveis a Tesla também tem apostado na criação de uma rede de postos de carregamento Supercharger que aos poucos vão cobrindo a Europa, e já no próximo ano a marca passará a contar com uma rede bastante completa.

Actualmente, a rede de postos Supercharger em Portugal é bastante reduzida (com apenas três postos em funcionamento: Guarda, Fátima e Montemor-o-novo - sendo que o da Guarda me parece que será um Destination Charger, pois é dada a indicação de que está instalado num Hotel) mas a expansão já está em curso, com vários outros postos que irão abrir ainda este ano, como o de Braga, Vila Real e Castro Verde, e outros no próximo ano, como Castelo Branco e Lagos.


Claro que se considerarmos todos os "Destination Chargers" o número de locais onde se podem recarregar os Tesla aumenta drasticamente, mas consistindo quase todos eles num único posto de carregamento instalado em hotéis, hospedarias e outros locais de pernoite (embora seja melhor que nada).



O que é certo é que olhando-se para o panorama Europeu, a Tesla ficará já a partir do próximo ano com uma rede bastante distribuída e que permitirá que os possuidores de Teslas possam percorrer praticamente todo o seu território apenas com recurso aos Superchargers (para além de também poderem recarregar o carro nos postos "genéricos").

Quanto a centros de serviço, é que continuamos a contar apenas com um em Lisboa... mas não nos podemos queixar muito, em Espanha também só existe um em Madrid e outro em Barcelona; e até que o volume de veículos o justifique, não me parece que a Tesla tenha como prioridade abrir centros mais distribuídos... Felizmente, a manutenção de um automóvel eléctrico é muito menos complicada que a de um automóvel com motor de combustão, pelo que isso não deverá ser demasiado incómodo (nesta fase).

Actualização: plano de expansão Supercharger para 2020.

3 comentários:

  1. O da Guarda é um ponto de super carregamento, não é um carregador de destino. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fiz a ressalva porque nos outros indica:
      "Charging
      8 Superchargers, available 24/7, up to 120kW"

      E nesse não aparece isso...

      Eliminar
  2. Olá! O carregador de Fátima também fica num Hotel e o Montemor julgo que também. Isto porque em Portugal a mobi.e tem exclusividade de espaços públicos e a Tesla tem requisitos próprios como necessidade de existência de wifi, 24/h de apoio junto aos locais onde instala.

    ResponderEliminar