2018/05/08

Uber revela o seu novo "carro voador"


A Uber continua interessada em tornar realidade o sonho dos carros voadores a levarem-nos pelos ares, e já tem um protótipo de uma nova aeronave para mostrar.

Há vários anos que a Uber tem estado a trabalhar no sentido de criar um "carro voador", e o seu mais recente protótipo revela que o projecto está a avançar a bom ritmo. Esta aeronave acaba por ser um misto de um avião, um drone e um helicóptero (não é propriamente um "carro" que possa circular nas estradas) e adopta algumas opções interessantes a nível dos rotores.


Em vez de apostar em asas como os aviões, ou hélices de grandes dimensões como os helicópteros, a Uber optou por usar hélices mais compactas como as que temos nos drones; mas em formato empilhado, com cada conjunto de hélices dupla a girarem no mesmo sentido. Uma solução que a Uber diz resultar num aumento da eficiência e numa redução significativa do ruído produzido - algo essencial para que este tipo de veículos possa operar nas cidades.

Estas aeronaves eléctricas terão um piloto humano (pelo menos numa fase inicial) e poderão transportar até quatro passageiros a uma elevação de 300 a 600 metros sobre o solo. Para além de poderem aterrar no topo de edifícios preparados para o efeito, a Uber antevê a construção de terminais em diversos pontos das cidades, com capacidade para 200 aterragens e descolagens por hora. O preço das viagens deste UberAir, diz a Uber, deverá ser equivalente ao de uma viagem de Uber normal.

Saberemos em 2023, se este projecto se tornar realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)