2018/05/15

WiFi EasyMesh vai compatibilizar redes mesh


A Wi-Fi Alliance quer por ordem na crescente oferta de sistemas WiFi em mesh, com a nova certificação Wi-Fi EasyMesh, que garantirá que equipamentos de fabricantes diferentes possam funcionar em conjunto para expandir as redes de forma eficiente.

Hoje em dia nem sequer pensamos duas vezes quanto a um qualquer equipamento com WiFi ligar-se a um hotspot WiFi de qualquer outro fabricante. No entanto, quando se fala de redes mesh, as soluções existentes são quase sempre proprietárias, obrigando que se comprem produtos da mesma marca. É precisamente isso que o Wi-Fi EasyMesh quer mudar.

Com este EasyMesh, um dos dispositivos na rede adoptará o papel de controlador principal, e todos os restantes pontos (compatíveis EasyMesh) funcionarão como nós de expansão da rede.



O sistema contempla a possibilidades dos pontos de expansão funcionaram tanto por cabo como via wireless, sendo que neste último caso tanto poderão adoptar um canal dedicado independente para a comunicação mesh (se possível), ou partilhar um canal com as comunicações dos restantes dispositivos. Também não fica esquecida a capacidade de "roaming", para que um utilizador, ao movimentar-se pela casa, vá ficando ligado ao ponto de acesso WiFi mais adequado, sem ter que se preocupar com isso.



Outro ponto positivo é que este EasyMesh pode ser inteiramente implementado por software pelos fabricantes, sem necessidade de mudarem o hardware, o que permite que eventualmente se possam vir a ter actualizações de firmware que adicionem o EasyMesh a access points WiFi, routers, e demais equipamentos de rede já no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)