2018/05/27

Xiaomi também tem uma viola "inteligente"


A técnica de expansão da Xiaomi para todo o tipo de produtos nas mais diversas áreas atinge proporções que quase se poderiam considerar cómicas, incluindo coisas como talheres e toalhas... pelo que nem será muito estranho que também exista uma mini-viola inteligente da Xiaomi.

A Mi Populele Smart Ukulele é, como o nome indica, um "ukelele" (uma viola compacta de quatro cordas), mas que surge com algumas particularidades que a tornam bastante mais atractiva para quem se quer iniciar no mundo destes instrumentos musicais: como a ligação Bluetoothe e os 72 LEDs que tem no braço.

Isto permite indicar com precisão os locais onde os aspirantes a músicos deverão colocar os dedos, facilitando o processo de aprendizagem e aproximando-o do estilo de "jogos" como Guitar Hero... mas aqui com efeitos práticos no domínio de um instrumento real (e que com maior facilidade permitirá a transição para guitarras e violas com mais cordas).

Para os interessados, a Mi Populele Smart Ukulele está disponível por cerca de 105 euros, com envio via Priority Line para Portugal por mais 1.25 euros.

2 comentários:

  1. É uma opção mt interessante de facto, quando criança lembro de usar uns teclados Casio portateis q tb tinham LEDs por cima das teclas e que indicavam que nota da melodia tocar, enquanto ele fazia o acompanhamento. Tinha ate 2 modos de aprendizagem, um mais avançado em que indicava a nota, mas o playback seguia sempre, e outro de iniciação am que o acompanhamento ficava em suspense de avançar enquanto eu não conseguisse tocar a tecla certa! :)

    Agora... Carlos, tira o "viola" do título, é o mesmo que dizer q um tablet e um telemóvel são a mesma coisa! :P Ukulele alem do tamanho diferente, tem apenas 4 acordas, posições dos dedos diferentes, forma de tocar as cordas diferente e origens diferentes. Originário do Hawai, é na verdade um filho da Machete madeirense, neto do Cavaquinho minhoto, levado para lá pelos cerca de 20.000 imigrantes madeirenses que foram para o Hawai apanhar cana do açucar ao abrigo do acordo entre as duas monarquias do Sex XIX. ;)

    ResponderEliminar
  2. A questão da confusão entre a viola e da guitarra está um pouco (demasiado) enraizada por causa do "violão" com que os brasileiros (também teimosamente) designam as guitarras *acústicas* e depois...

    Pois é mais ou menos como comparar telemóveis com tabletes. ;)

    ResponderEliminar