2018/06/01

App da SamKnows analisa qualidade da ligação à Internet


O SamKnows é um programa de avaliação da qualidade das ligações internet, e quem não quiser ter a sua caixa em casa pode simplesmente optar por usar a sua app para Android e iOS.

Como em tudo o mais, ninguém gosta de se sentir enganado no serviço de internet que contratou. Não faltam casos de pessoas que contratam velocidades de 100, 200, ou até 1000Mbps, e depois desesperam por terem pausas frequentes a verem vídeos do YouTube, ou ao final da tarde terem velocidades que nos fazem voltar aos tempos dos modems analógicos pendurados nas linhas telefónicas.

O SamKnows é um programa que analisa mais em detalhe as nossas ligações, consistindo num router que ligamos em nossa casa e vai fazendo testes regulares, apresentando-nos relatórios mensais como este que se segue:


Por exemplo, embora aqui se veja que a velocidade de download se manteve constante nos 123Mbps ao longo de todo o mês, houve variações significativas no tempo de arranque dos vídeos do YouTube, que no início do mês era de cerca de 250ms mas depois passou a ser de mais de 500ms (e até 750ms) durante várias semanas. No entanto, para quem ainda não tiver recebido a sua caixa SamKnows ou simplesmente quiser fazer uns testes ocasionais, também existe a app do SamKnows para iOS e SamKnows para Android.

Sabendo-se que a velocidade "pura" da nossa ligação de internet até ao operador nem sempre é representativa da velocidade real que temos, esta app faz diversos testes, incluindo (se quisermos) testes de velocidade de acesso ao YouTube e para o browsing das páginas web; o que pode ajudar a perceber algumas das questões dos utilizadores, sobre o motivo da sua ligação "super-rápida" resultar num acesso "lento".

Adicionalmente, para quem tiver a caixa SamKnows em casa, também poderá usar a app para aceder aos relatórios da informação recolhida por ela.

6 comentários:

  1. Wi-Fi na divisão onde está o router:

    - Speedtest: Ping 4, download 303, upload 190
    - SamKnows: Ping 42, download 183, upload 87

    O Sam sabe mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se achas que os testes do Speedtest te dizem alguma coisa...

      Faz o seguinte então, vai ao Speedtest e muda o servidor em vez de usares o do teu ISP e vais vendo que afinal a realidade não é tão espectacular como pensas.

      Testar a tua ligação a um servidor que pertence ao teu ISP em nada se compara com a realidade a não ser que penses que os serviços e sites que usas na internet estão em servidores do teu ISP.

      Eliminar
  2. Não esquecer que os operadores para o Speedtest tem uma via rápida dedicada porque sabem que as pessoas usam para saber a velocidade.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia ,

    Já me inscrevi para me candidatar a uma white box , instalei a aplicação e fiz uns testes , a maior diferença é no Ping em relação aos testes efectuados pelo speedtest da Ookça, e isto é devido sobretudo ao servidor que a aplicação usa ( London ) , existem ainda algumas diferenças em relação sobretudo há taxa de download, mas mais uma vez eu se escolher outro servidor fora de Portugal com o Speedtest também não tenho os mesmos resultados que escolhendo um servidor localizado em Portugal .

    Penso que a forma correcta para verificarmos se a nossa operadora nos está a dar ou não as velocidades contratadas é mesmo escolhendo um servidor Português de outra forma os acessos estão ramificados e os resultados estarão sempre dependentes da capacidade dos diversos servidores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me interessa se a minha ligação é a contratada a um servidor dedicado ao speedtest do meu proprio ISP.

      Isso não é utilização real.

      Não digo que me têm de garantir a velocidade contratada para o exterior mas se for de 8 para 80 (ou neste caso ao contrário) mais vale a pena não pagar para ter velocidade de faz de conta.

      Eliminar
    2. @m4x, não percebo o teu raciocínio, então tu achas que se eu medir a velocidade baseado num servidor na Índia super lento que a culpa é da operadora, não, não é , eles de facto gostam muito de nos enganar, mas também não exageremos, eu tenho 1 GB com a Vodafone, mas por cabo de rede e os valores testando em qualquer servidor Português da MEO ou da NOS os valores são mesmo muito idênticos , agora se fores testar noutro servidor que esteja alojado em outro País aí vais ter de levar em linha de conta a infraestrutura da Internet quer do País quer do próprio, eu só testei via WIFI e aqui também tens algumas dualidades de critérios, sabes que existe a rede a 2,4 GHZ e a 5 Ghz, enquanto que a rede a 2,4 privilegia a distancia, a de 5 privilegia a velocidade comprometendo a distancia, a minha pergunta que te faço é :

      Qual é o protocolo que te vais basear no de 2,4 ou de 5 , é porque aqui tens nos 5 Ghz mais do dobro da velocidade da rede a 2,4 .

      Cumprimentos

      Eliminar