2018/06/02

Deep Space Gateway será o ponto de partida para chegarmos a outros planetas


Actualmente podemos dar-nos por felizes por termos a ISS em órbita em redor da Terra, mas para as nossas ambições de exploração interplanetária será preciso algo novo, e esse algo será o Deep Space Gateway.

O Deep Space Gateway será uma estação espacial que ficará numa área espacial perto da Lua e, que servirá para avaliar e assistir as futuras missões espaciais de longa duração até outros planetas. Numa primeira fase irá assistir missões ao nosso satélite natural, mas o objectivo a médio e longo prazo é servir como uma "estação de serviço" de onde se possam lançar missões até Marte, cometas, e outros elementos de interesse.

Se as coisas correrem como previsto, tudo começará já no próximo ano com o lançamento da Exploration Mission-1, uma missão não tripulada que irá lançar a nova nave Orion no poderoso foguete SLS da NASA (o tal que tem sofrido imensos atrasos e já ultrapassou o orçamento repetidas vezes). Correndo tudo como planeado, poderá pensar-se nas missões tripuladas que terão como missão a construção do Deep Space Gateway....

Ainda não é um "Deep Space Nine" mas... aos poucos lá chegaremos. :)

3 comentários:

  1. O espaço sempre me apaixonou deste muito novo, pertenci aos escuteiros e acampava muito frequentemente sempre em locais isolados aonde há época a luz artificial quase que não exercia pressão sobre a noite o céu era maravilhoso, foi de tal forma paixão que acabei por optar ter esta cadeira que era completamente opcional no meu curso e ainda hoje sou completamente fascinado pelo espaço e pelas noticias que vamos sabendo e aprendendo, sim porque temos muito que aprender, muitas leis da Física serão desafiadas com a exploração que hipoteticamente a Humanidade possa encetar.

    Já vi mais entusiasmo nessa exploração Espacial e também já vi menos , mas convenhamos que o actual estado é péssimo, a Humanidade pura e simplesmente decidiu não investir ou investir mas muuuuuiiiiiito pouco na exploração e estudo do Espaço e do Universo .

    Lamentavelmente o que aqui é anunciado já se gala há pelo menos 1 década e por este andar da carruagem a concretizar-se, ainda vão ser necessárias infelizmente muito mais décadas.

    ResponderEliminar
  2. Que nunca se desista de explorar o espaço, mas com efeito, o nosso próprio planeta está a precisar um pouco mais de prioridade, ou correremos o risco de nem sequer termos "casa" onde habitar...

    ResponderEliminar
  3. Mas isso é já uma inevitabilidade, temos mesmo de procurar uma nova casa, claro que isto não vai acontecer já amanhã, embora hoje as teorias que a geologia de um lugar poderia demorar séculos a moldar-se, hoje sabe-se que de facto as grandes mudanças geológicas ocorridas no nosso Planeta foram de um momento para o outro, casos como Yellowstone ou o choque de placas continentais podem moldar de imediato centenas ou mesmo milhares de kms .

    ResponderEliminar