2018/06/04

Asus lança motherboard para criptomoedas com 20 placas gráficas


A euforia das criptomoedas está em níveis bastante baixos, depois do grande tombo das mesmas nos últimos meses, mas a Asus sabe que continuam a existir interessados e lança uma motherboard mesmo à sua medida, com suporte para 20 placas gráficas.

O truque para gerar criptomoedas (as mais comuns) é usar o maior número possível de GPUs (placas gráficas), mas numa motherboard normal isso significa que se pode usar três ou quatro, no máximo. Outras motherboards têm aumentado este número, mas poucas chegam ao número de 20 como esta Asus H370 Mining Master.

Se estão a imaginar como é que "cabem" 20 placas gráficas numa motherboard de dimensões standard, a resposta é que não cabem: as placas gráficas são ligadas através de fichas USB, usando-se PCIe-over-USB, sendo montadas externamente. A ideia é que assim poderemos dar uso a 20 GPUs simultaneamente a partir de um único computador, permitindo reduzir os custos (face à alternativa de ter 5 ou 7 computadores com apenas 3 ou 4 placas gráficas cada.

Obviamente, onde não se poderá "poupar" é na necessidade de ter fontes de alimentação capazes de aguentar com 20 GPUs a funcionar em pleno... E, caso estivessem a pensar utilizar esta motherboard para jogos, será também necessário esclarecer que não terão bons resultados... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)