2018/06/05

Asus ZenBook Pro troca trackpad por touchscreen


Há anos que se espera que alguém troque o trackpad nos portáteis por um touchscreen, e foi precisamente isso que a Asus fez no seu mais recente ZenBook Pro.

O ZenBook Pro vai estar disponível em versões de 15 (15.6") e 14" e é um portátil que não abdica de oferecer o que de melhor se pode ter no momento, incluindo CPUs até ao Core i9, ecrã touchscreen 4K, 16GB de RAM, SSD PCIe 1TB, Bluetooth 5, WiFi ac, USB 3.1, Thunderbolt 3, etc. No entanto, a sua característica mais marcante é que em vez do habitual trackpad temos um touchscreen de 5.5" a que a Asus chama ScreenPad.

Este ScreenPad pode funcionar como um simples trackpad, mas pode também apresentar funcionalidades adicionais dependendo do modo escolhido: um painel com atalhos para as apps mais frequentes, uma máquina de calcular, calendário, ou até simular um teclado numérico. Adicionalmente, podemos usá-lo também como ecrã secundário, o que não será tão ridículo quanto possa parecer, já que se trata de um ecrã com resolução Full HD, idêntica à do próprio ecrã principal do portátil (caso não se opte pelo ecrã 4K).

O ponto crítico neste tipo de produtos "inovadores" é a sua integração com o sistema e utilidade prática no dia a dia, mas parece-me que a Asus arranjou um conjunto suficiente de aplicações que poderá atrair utilizadores para este produto - e quem desejar fazer mais, irá ter acesso a um SDK que permitirá expandir ainda mais as capacidades do ScreenPad.

... No entanto, não há como negar que este tipo de inovação seria muito mais fácil de promover caso existisse algum standard que pudesse ser adoptado por diversos fabricantes e garantisse a compatibilidade entre diferentes produtos; pois bem sabemos que se torna impraticável que cada fabricante apresente a sua solução proprietária... afastando developers e utilizadores.


1 comentário:

  1. Trocou o "touchpad" por um "screenpad" - dizem alguns

    Trocou o "touchpad" por um "touchscreen" deu-me ideia que acabava o "touchpad" e agora tinha que se ir tocar no ecrã :)

    O espaço do "touchpad" é maior que a "touch bar" de um Mac (novo) e pode dar mais opções, como a máquina de calcular. Mas as terá sempre que funcionar de forma semelhante, podendo-se selecionar/ programar certas opções.

    ResponderEliminar