2018/06/06

Atom é o micro-smartphone que há muito se pedia


Numa altura em que os smartphones vão crescendo e já se aproximam do tamanho dos mini-tablets de outros tempos, eis que surge um projecto que dá resposta a quem procura um smartphone ultra compacto: o Atom.

Fazendo-nos relembrar os tempos em que os fabricantes de telemóveis batalhavam ferozmente entre si para nos trazer o mais pequeno telemóvel funcional, este Atom quer ser o mais compacto smartphone 4G que não abdica das funcionalidades a que estamos habituados.

Este micro-smartphone robusto da Unihertz vem com um ecrã de 2.45" (240x432), 4GB de RAM, câmaras de 16MP e 8MP, rádio FM, NFC, USB-C, sensor de impressões digitais, dual SIM, 4G+64GB, bateria de 2000mAh, Android 8.1, e pode funcionar debaixo de água graças à sua protecção IP68. Tem também ficha de headphones e um botão lateral que se pode associar ao lançamento de uma app à nossa escolha.


Como todas as campanhas de crowdfunding, há sempre algum risco envolvido, mas é mitigado pelo facto da mesma equipa já ter concretizado com sucesso um projecto idêntico - o Jelly.

Dito isto, o conceito deste micro-smartphone atrai-me bastante mas o preço não está no patamar que me parece mais adequado, começando nos 219 dólares. Se fosse um valor abaixo dos 100 dólares (mesmo que se tivesse que cortar na RAM para apenas 3GB+32GB) penso que se tornaria bastante mais atractivo para usar como smartphone secundário. Ainda assim, é bom ver que alguém está a esforçar-se por dar resposta a quem procura um smartphone de tamanho reduzido.

6 comentários: