2018/06/01

Cortex-A76 dá salto no desempenho dos ARM

A ARM tem um novo CPU, o Cortex-A76 (acompanhado por um novo GPU Mali-G76 e processador de vídeo Mali-V76) e as melhorias são substanciais.

Enquanto nos chips da Intel os avanços nos CPUs nos últimos anos tem sido ínfimo, no segmento mobile os ARM continuam a dar saltos de gigante a cada nova geração, e o novo Cortex-A76 é o mais recente exemplo disto. Embora o Cortex-A76 venha substituir o A75 do ano passado, não convém deixar que a proximidade dos seus nomes represente apenas um conjunto de melhorias reduzidas.

O Cortex-A76 foi criado de raiz e conta agora com novas instruções que aceleram o desempenho nas áreas de machine learning, onde pode ser 400% mais rápido que os chips do ano passado. Face ao Cortex-A73 temos uma melhoria de 200%; e face ao A75 do ano passado, temos melhorias na casa dos 35% (embora nalgumas operações o desempenho possa ser 2.5x superior).


Mas hoje em dia um CPU sozinho de pouco vale, e por isso este Cortex-A76 vem acompanhado pelo GPU Mali-G76 que traz melhorias de 40-44%, podendo chegar aos 65% nalgumas situações. E como hoje em dia também não podemos passar sem as câmaras e o vídeo, temos também o Mali-V76, que tem suporte para vídeo 8K a 60fps e gravação de vídeo 8K a 30fps; podendo também suportar múltiplos streams 4K e Full HD em simultâneo - uma capacidade que não deveremos ver aplicada nos smartphones, mas que seguramente será de interesse para as box media player Android e sistemas profissionais de vídeo.

Só é pena que se tenha que esperar até ao final do ano ou início de 2019 para começarmos a ver equipamentos que venham com esta nova geração dos Cortex e Mali da ARM.

6 comentários:

  1. Esclareçam-me a minha ignorância, SFF:
    ARM Cortex-A76 é um concorrente (marca/modelo) da Qualcomm e MediaTek?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse o Diogo, é uma arquitectura ARM, poderá ser adoptada por todos (Qualcomm, MediaTek, Exynos da Samsung, etc.) Se imaginares um chip actual como um conjunto de blocos (CPU, GPU, etc.) este é um "novo bloco" que os fabricantes poderão usar para melhorar os seus chips, trocando os antigos.

      Eliminar
  2. Anónimo1/6/18 11:13

    O Cortex-A76 é uma microarquitetura que será implementada por processadores

    ResponderEliminar
  3. A arquitectura ARM foi criada por uma empresa Inglesa e depois foi aproveitada por todos os fabricantes de processadores com esta arquitectura

    ResponderEliminar
  4. O Snapdragon 845 que arquitetura usa?

    ResponderEliminar