2018/06/02

Desbloqueio facial do OnePlus 6 pode ser enganado por foto


O OnePlus 6 foi lançado recentemente mas já há quem esteja a demonstrar as conhecidas falhas dos sistemas de reconhecimento facial com base em câmara "normais": como o facto de poder ser enganado por fotos.

Confirmando que a História se repete, há utilizadores que parecem ter ficado surpreendidos pelo sistema de desbloqueio por reconhecimento facial do OnePlus 6 poder ser enganado por uma foto; algo que regularmente era referido neste tipo de sistemas - até à chegada do Face ID da Apple com a sua câmara 3D (que também pode ser enganada mas com muito mais trabalho).



Aliás, a própria OnePlus (e outros fabricantes) fazem questão de referir que este desbloqueio por reconhecimento facial visa ser apenas uma forma conveniente de desbloquear o smartphone com rapidez, mas que não tem a segurança de métodos como um código PIN extenso ou uma password, e que também não pode ser usado para desbloqueio de apps ou operações seguras.

Falta agora saber que tal é que se vai comportar o Xiaomi Mi 8 Explorer, sendo que também acho estranho como é que nenhum fabricante "deu a volta" ao problema usando as mesmas técnicas de reconhecimento de espaço utilizadas para a realidade aumentada (ARKit e AR Core) e que mesmo uma única câmara 3D poderiam inferir o relevo 3D de um rosto com base no movimento do rosto ou do smartphone. Mesmo não tendo a precisão de uma câmara 3D, seguramente seria suficiente para distinguir um rosto 3D de uma foto impressa...

1 comentário: