2018/06/28

Facebook não resiste a adicionar likes às Stories


Depois de ter copiado o formato "stories" do Snapchat, o Facebook não resistiu a adicionar-lhes os seus likes e reacções, subvertendo uma decisão deliberada de quando este formato foi criado.

O formato "stories" foi criado com o intuito de se partilhar uma "história" ao longo do dia sem a preocupação de que a mesma ficaria imortalizada para sempre (ou não tivesse sido criado pelo Snapchat). Na altura decidiram deliberadamente deixar de fora um botão de like, para que os utilizadores não se sentissem pressionados a partilhar coisas em função do possível resultado que esperassem obter (em termos de likes), mas sim o de partilharem o que bem entendessem, com total liberdade e sem qualquer preocupação com as possíveis reacções.

O Facebook tem tentado com que a sua cópia das Stories também seja um sucesso, mas aparentemente está preocupado com essa falta de reacções, pelo que agora adicionou os seus likes e demais reacções às Stories.


Se por um lado poderá ser positivo mostrar que há pessoas "do outro lado" das stories, que estão a reagir ao que se faz; por outro lado parece inevitável que as Stories deixem de ser o tal espaço "descontraído" onde cada um podia partilhar o que quisesse, livre das tais preocupações sobre o que os outros pensariam e passe a ser mais um espaço que poderá ser encarado como um "campo de batalha" onde se compete pelo maior número de likes.

... De qualquer forma, não se pode culpar o Facebook por estar a ser o Facebook... e no fundo, o Facebook é apenas uma ferramenta que as pessoas podem simplesmente optar por não usar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)