2018/06/20

Google lança app Google Podcasts para Android


A Google nunca deu tanta atenção aos podcasts nas suas plataformas quanto a Apple o tem feito (desde há muito), mas parece que agora está disposta a recuperar algum do terreno perdido, lançando uma nova app de Podcasts para Android.

A Google Podcasts ainda é bastante básica face a outras apps de podcasts - não temos downloads automáticos, por exemplo - mas já lida bastante bem com a questão da sincronização entre dispositivos, permitindo continuar a ouvir o podcast num Google Home quando se chega a casa, a partir do ponto em que se ia no smartphone.

A Google também aposta nas suas recomendações inteligentes para facilitar o processo de se descobrirem podcasts de interesse, e para os próximos meses anuncia a chegada de bastantes novidades, tais como a legendagem automática, para levar os podcasts a quem tenha dificuldades de audição ou esteja num local onde o utilizador prefira ler do que ouvir; e que também poderão ser traduzidas automaticamente para a língua que preferirmos (poderá abrir as portas à utilização de podcasts para aprender novas línguas).

Se muitas vezes a Google estreia apps na plataforma da concorrência (iOS), desta vez esta app Google Podcasts está apenas disponível para Android e parece não haver planos de a fazer chegar ao iOS.

3 comentários:

  1. Está uma app engraçada, mas é mais para um público que oica podcasts apenas de vez em quando.
    Para "power listeners" nada bate o Podcast Addict em Android.

    Os podcasts na Google nao são propriamente novidade, já estavam presentes no Google Play Music bem como na própria app da Google.

    Espero que não se torne o novo Google Reader.

    ResponderEliminar
  2. Tenho usado o Player.FM que tb tem interface elegante e muitas funcionalidades (e pelo menos tem a opção de um tema dark ;) que foi logo a primeira coisa que notei falta neste Google Podacats

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das falhas, para mim, do Podcast Addict é não ter um tema claro (apenas Black amoled, black, dark, grey).
      Eu por norma prefiro temas escuros, mas como passo boa parte do dia a conduzir e com o tlm no tablier, os temas mais claros dão-me muito jeito nas apps que uso durante o trabalho.

      Um pouco off-topic, mas ainda dentro dos temas visuais do Android, fiquei fdd com o 8.1 em que muda a cor dos settings e dos quick settings baseado na cor do wallpaper, isto é só estúpido, faria muito mais sentido mudar de claro para o escuro consoante o dia/noite.

      (hey hater do costume que passa a vida a chagar o Carlos por ele misturar a língua portuguesa com a inglesa, eu também o faço, ousem responder-me que eu vos mando logo para aquele sítio)

      Eliminar