2018/06/25

MS termina suporte do Windows 7 em CPUs sem SSE2


Embora tenha prometido manter o suporte do Windows 7 até 2020, os clientes com CPUs mais antigos vão descobrir que é uma daquelas promessas "envenenadas".

Há alguns meses a MS lançou uma actualização para o Windows 7 que causava um Blue Screen of Death em computadores equipados com CPUs antigos; tendo a MS dito que estava a tratar do problema. Afinal tratou, mas não da forma que seria esperada: em vez de lançar uma nova actualização, a MS diz que os utilizadores deverão fazer um upgrade do seu hardware e recorrer a um CPU que suporte SSE2.

Quem tiver um computador antigo onde quisesse manter o Windows 7 até 2020 vê-se assim obrigado a refazer os seus planos, pois o seu computador deixará de poder correr um Windows 7 com as mais recentes actualizações.

É certo que o número de clientes afectados deverá ser reduzido - estamos a falar de pessoas que ainda mantenham um computador com CPUs Pentium 3 ou Athlon XP - mas facilmente se pode imaginar que poderão haver situações de máquinas industriais, ou equipamentos especializados, ainda dependentes do Windows 7 a correr em máquinas antigas, e que poderão gerar grandes dores de cabeça a quem tiver que os manter.

De qualquer forma, esperemos que esta táctica de "para resolver este problema compre um novo computador" não se venha a tornar mais frequente no futuro...

2 comentários:

  1. estamos a falar de processadores de 99 estou seriamente impressionado por o windows ainda suportar este tipo de maquinas. já agora isso das maquinas industriais é preciso ter em conta que duvido muito que as drivers de uma maquina desse tempo suporte win7 temos muita maquinaria mais moderna no laboratório que ainda temos de usar pcs com winXP pois as drivers não suportam o 7.

    ResponderEliminar
  2. Os primeiros CPUs para SSE3 apareceram se não estou em erro, em 2004/2005.
    Se estás a usar hardware mais antigo que isto, provavelmente está na hora de mudar.

    Quando as máquinas industriais, a maior parte delas deverá estar ligada apenas numa rede isolada da web. Nestes casos, e caso atualmente funcione bem, não existe grande motivo para fazer o update. Aliás, sou gajo para dizer que a maior parte delas não é atualizada há anos, pois isto faz com linhas de montagem possam parar (por exemplo).

    ResponderEliminar