2018/06/18

Paranoid Android continua com futuro incerto


O panorama das ROMs Android alternativas tem ficado cada vez mais complicado, e um dos projectos que mais tem sofrido nos últimos anos tem sido o Paranoid Android, que parece estar a sobreviver... mas por pouco.

Nomes grandes de outros tempos lutam para sobreviver, havendo cada vez menos pessoas interessadas em contribuir técnica e financeiramente. O Paranoid Android, também conhecido como AOSPA, tem vindo a enfrentar grandes dificuldades. Em Julho de 2017, depois de grande esforço por parte da equipa do AOSPA, foi lançado o Paranoid Android 2017 - Release 2 baseado no Android Nougat.

Infelizmente, passado um ano a situação não está muito melhor, com esta equipa a pedir ajuda financeira para manter a correr os servidores que servem de suporte ao projecto.

Depois de efectuado o pedido, os responsáveis do projecto não voltaram a tocar no tema, ficando em aberto o que terá acontecido. Pelo que é possível verificar, o site continua a estar disponível, assim como o local onde é feita a revisão do código do AOSPA; algo que faz suspeitar que que o dinheiro angariado deverá ter chegado ao destino, mas de qualquer forma, ficaria bem à equipa esclarecer a situação publicamente.

O facto do site continuar funcionar poderá sinalizar boas perspectivas para que a versão do AOSP baseado no Android 8 Oreo chegue aos smartphones dos fãs desta custom ROM. Mas considerando a evolução do projecto... colocam-se sérias dúvidas sobre se alguma vez teremos um Paranoid Android do Android P que se segue.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)