2018/06/13

Plextor mostra SSD M9Pe Extreme de 6.5GB/s


A Plextor quer voltar a entrar no clube dos SSDs de alto-desempenho, e para isso revelou um sistema imbatível capaz de atingir velocidades de leitura de mais de 6.5GB/s.

Actualmente já é normal encontrar SSDs PCIe que atingem os 1GB/s ou 2GB/s; mas este sistema M9Pe Extreme da Plextor leva as coisas ainda mais além, podendo superar os 6.5GB/s em leitura e os 5GB/s em escrita. No entanto, podemos dizer que a Plextor fez uma espécie de batota, pois este sistema não é verdadeiramente um SSD, mas sim um conjunto que agrupa 4 SSDs M9Pe M.2 em RAID 0.


O RAID 0 é um modo bem conhecido de todos os que procuram o máximo desempenho, sendo bastante popular já nos tempos dos discos rígidos magnéticos. Consiste a distribuir as escitas simultaneamente por todos os discos disponíveis, oferecendo uma melhoria no desempenho praticamente linear (2 discos atinge o dobro da velocidade, 4 discos o quádruplo, etc.)

... O "pequeno" grande problema deste sistema é que, caso qualquer um dos discos ou SSDs avarie, perdemos todos os dados; pelo que a potencialidade de falhas multiplica com em função de cada disco que se adicione ao sistema.

1 comentário:

  1. A Plex já foi Plex , nos primórdios da informática esta companhia estava de facto há frente na inovação , este exemplo é batota pura e não vem acrescentar nada de novo para quem esteja disposto a gastar muitos € e correr imensos riscos com o sistema raid 0

    ResponderEliminar