2018/06/13

Botões solid-state do HTC U12 Plus são "um desastre"


Numa altura em que a HTC precisa de acumular sucessos, eis que o seu HTC U12 Plus volta a desiludir num aspecto a que quase ninguém dá valor... a não ser quando funciona mal: os botões.

O HTC U12 Plus segue a tendência de abandonar os botões físicos, trocando-os por saliências sólidas e imóveis, sensíveis ao toque e pressão, criando a sensação de "clique" através do feedback físico do motor de vibração. É uma técnica que permite poupar espaço e eliminar componentes mecânicos potencialmente falíveis, e que até a Apple parece estar a considerar para o Apple Watch (e iPhones, seguramente)... mas que depende um pequeno pormenor de importância crítica: tem que funcionar bem!

Infelizmente no caso do U12 Plus da HTC não parece ser o caso, havendo relatos de que os botões por vezes reagem ao mais leve toque, mas outras vezes precisam que se exerça força com bastante determinação, e no processo impedindo que se façam operações como o habitual "duplo toque" para lançar a câmara rapidamente.

Não me parece que isto vá impedir outros fabricantes de continuarem a explorar a troca de botões físicos por botões de estado sólido sem partes móveis; mas esperemos que casos como estes sirvam para demonstrar a importância de um novo "botão" necessitar funcionar de forma tão fiável como os botões antigos, sem hesitações, sem variações (a não ser que sejam deliberadas, para efectuar diferentes operações - por exemplo, em função do nível de pressão - etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)