2018/06/13

Google Translate ganha traduções offline melhoradas com AI


Há muito tempo que o Google Translate permite fazer traduções sem ligação à internet, mas a qualidade das mesmas fica agora bastante melhorada com o recurso à assistência da inteligência artificial a correr no próprio equipamento.

O Google Translate é um companheiro indispensável para que precisa comunicar em línguas que não conhece, e há muito tempo que isso pode ser feito em modo offline, bastando descarregar para o smartphone os pacotes referentes às línguas pretendidas. Uma capacidade extremamente útil quando se está no estrangeiro, potencialmente sem acesso barato à internet, ou em locais onde esse acesso nem sequer exista.

Agora a Google aproxima as traduções offline, que normalmente têm qualidade significativamente inferior, das traduções que são feitas com ligação à internet, usando toda a potência dos sistemas da Google - implementando o seu sistema neural machine translation (NMT) a correr no próprio smartphone.

Como seria de imaginar, os resultados não são ainda os mesmos que se podem obter com uma ligação à internet, mas apresentam melhorias face ao sistema anterior, podendo em muitos casos fazer a diferença entre uma frase que seja de difícil compreensão, e outra que se consiga entender com maior facilidade.

Se usam o modo offline do Google Translate, deverão ver uma mensagem a indicar que existem pacotes de línguas melhorados, bastando actualizá-los para poderem tirar partido deste novo sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)