2018/06/22

Samsung lança SSDs de 8TB ultra-compactos para servidores


Ter o máximo de capacidade de armazenamento possível no mais reduzido volume é algo que adquire importância fundamental em servidores, e a Samsung tem boas notícias, criando um SSD com 8TB em tamanho ultra-reduzido.

Este novo formato NGSFF (Next-generation Small Form Factor) - também chamado de NF1 - é um formato standard criado para suceder ao M.2, e que irá trazer melhorias significativas nos servidores, possibilitando um aumento considerável da capacidade de armazenamento por volume ocupado.

Este SSD de 8TB da Samsung tem apenas 11x3.05cm e tornou-se possível graças aos novos chips de 512GB de memória NAND da Samsung, usando 16 chips, onde cada um deles conta com 16 chips de 256 gigabits empilhados internamente. Usando estes módulos, um servidor 2U poderá levar até um máximo de 576TB de espaço!

As velocidades estão à altura da sua capacidade, atingindo os 3.1GB/s em leitura e 2GB/s em escrita, permitindo 1.3 DWPD (drive write per day) ao longo dos 3 anos da sua garantia (ou seja, será possível escrever 10.4TB por dia nestes drives, todos os dias, ao longo de 3 anos, pelo menos). Não menos importante, não deverá faltar muito para que estes drives dupliquem a capacidade para os 16TB, pois a Samsung vai iniciar a produção em volume dos chips de 512 gigabits antes do final deste ano.

... Quanto ao preço... se têm que perguntar, é porque está definitivamente fora do orçamento!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)