2018/06/21

Google Account remodelada para facilitar vida aos utilizadores


A gama de serviços da Google é tão vasta que nem sempre é fácil aos seus utilizadores saberem onde ir para fazerem a gestão dos mesmos; mas isso torna-se mais fácil com o novo centro de gestão de contas da Google.

A Google remodelou a secção Google Account de modo a dar maior controlo aos utilizadores, com este novo interface a estar inicialmente disponível nos Androids, e posteriormente sendo alargado à web e iOS nos meses que se seguem. O novo centro de controlo adopta o material design da Google e tem como objectivo dar acesso a tudo o que o utilizador possa querer fazer a propósito da sua conta: ver definições de privacidade, de pagamentos, informação pessoal, etc.

Isso é feito dividindo tudo em diversas secções, como a Personal Info, onde temos acesso à nossa informação pessoal; Data & Personalization, onde podemos ver as opções sobre o histórico de localizações, pesquisas na web, Youtube, etc.; Security, para mudar a password e activar a indispensável autenticação "2-factor", assim como desvincular potenciais smartphones antigos que já não deveriam estar associados à nossa conta; Payment & Subscriptions, para os métodos de pagamento e assinaturas de serviços; etc.

Tal como acontecia na versão anterior, também temos acesso a um check-up de segurança que nos faz algumas recomendações e sugestões que vale a pena visitar de tempos a tempos, para minimizar o risco de acessos indevidos pode meio de serviços associados que indirectamente tenham acesso a algumas coisas da nossa conta.


Não sei porque motivo a Google optou por limitar isto apenas aos Android em vez de o disponibilizar globalmente na web (e iOS), mas lá será uma forma de mostrar que dá prioridade à sua própria plataforma, para contrabalançar os casos em que apps ou serviços são lançados primeiros na plataforma concorrente, sob coro de críticas de muitos utilizadores Android.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)