2018/06/21

Nvidia usa AI para abrandar vídeos em super slow motion


As imagens em "câmara lenta" são sempre fascinantes, e agora a Nvidia desenvolveu um sistema que é capaz de abrandar vídeo convencional e mostrá-lo em super-câmara-lenta com uma qualidade quase idêntica à de uma câmara de alta-velocidade.

Hoje em dia temos smartphones que já são capazes de gravar vídeos a alta-velocidade que permitem ver coisas "muito devagar" (alguns deles até se aproximando dos 1000fps), mas a verdade é que a maioria só consegue gravar vídeos a velocidades convencionais, de 30 ou 60fps, para não falar de que, em muitos casos, poderíamos gostar de abrandar uma secção num vídeo que não tinha sido filmado a alta-velocidade. Pois bem, a Nvidia dá uma ajuda.

A Nvidia criou um sistema que usa inteligência artificial para abrandar os vídeos, criando frames intermédios entre cada frame original. O processo não é propriamente novidade, afinal, já é isso que fazem muitos televisores ao converterem as emissões de TV para refresh rates mais elevados (como os 100 ou 120Hz) e que muitas vezes faz com que os filmes de cinema fiquem com aspecto de "vídeo"). A novidade é que este sistema da Nvidia oferece resultados com qualidade superior, como é demonstrado no vídeo que se segue.

... E sim, se estão a imaginar que se este vídeo consegue abrandar vídeo normal, também o poderá fazer para vídeos que originalmente já fossem em super-slow-motion... é claro que a Nvidia não se esqueceu dessa possibilidade. :)




Esperemos que a Nvidia rapidamente disponibilize esta tecnologia publicamente!

2 comentários:

  1. A tech já existe há bastante tempo, nunca tinha visto foi com esta diferença de frames.

    https://www.svp-team.com/wiki/Main_Page

    Estes por exemplo já fazem isso com 24 e 30 fps para 60 (para uso em filmes e assim) há bastante tempo, e a tech é a mesma que está a ser usada aí pela NVIDIA, frame interpolation. Também muitas TV's fazem isso, a diferença é a qualidade, alguns fazem melhor outros pior.

    ResponderEliminar
  2. O Twixtor para o premiere já faz isso a alguns anos. Mas para fazer bom slow motion as imagens teem de ser captadas com um shutter speed muito curto, for da regra típica de cinema de 180', o que resulta naquelas filmagens de telemóvel ou GoPro aos saltinhos, sem a fluidez natural do motion blur de cinema

    ResponderEliminar