2018/06/12

Uber Lite emagrece app para os 5MB


A moda do emagrecimento das apps continua e desta vez é a Uber que também anuncia uma app mais compacta e poupada nos dados: a Uber Lite.

É incrível como nos últimos anos se tem assistido ao crescimento desenfreado no tamanho de algumas apps (e algumas, como o Facebook, não só aumentaram de tamanho como se multiplicaram por meia dúzia de apps separadas) e que nos faz pensar se realmente é necessário que assim seja, para quem pretende dar apenas uso às funcionalidades básicas da mesma.

A Uber Lite é a app que a Uber está por agora a lançar na Índia, mas que deverá futuramente expandir a mais países, e que se destaca por ser uma app que ocupa apenas 5MB (face aos 180MB da app normal!) e que promete funcionar sem atrasos, até mesmo numa ligação 2G ou num smartphone com hardware bastante modesto. A poupança dos dados é outro dos seus argumentos, sendo que a app nem sequer mostra o mapa, a não ser que o utilizador faça expressamente esse pedido - senão, limita-se a ter um contador decrescente que indica o tempo de chegada do seu motorista.


Ainda assim, a app continua a disponibilizar a possibilidade do cliente partilhar o seu tempo estimado de chegada e localização em tempo real ao longo da sua viagem, com os seus amigos ou familiares, com a Uber a dizer que considera isso um factor de segurança de que não pretende abdicar.

Para o futuro, estão prometidas capacidades como a de pedir um carro introduzindo um código que afixado nas paragens dos transportes públicos; e até mesmo um sistema que permitirá pedir um carro sem que se tenha ligação à internet, mediante uma rede mesh via Bluetooth, em que o pedido vá saltitando de smartphone em smartphone até chegar. A isto, adicionaria talvez um emagrecimento adicional da app - considerando que a app lite da sua rival Ola na Índia... ocupa apenas 1MB.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)