2018/06/12

Notícias do dia

O muito aguardado Asus ZenFone 5Z chega a Portugal esta sexta-feira, com 6GB de RAM e preço de 499 euros; alegados desenhos técnicos dos novos iPhones surgem na net e confirmam os rumores; investigação que Tesla Model X acelerou antes da colisão que viria a vitimar o seu condutor; temos em promoção a Mi Band 3 a 34.99 euros; e a app da Liga Espanhola usa smartphones para espiar emissões ilegais dos jogos de futebol em cafés.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo para o gadget da semana, que desta vez te pode valer um carregador USB de isqueiro Roidmi 3S da Xiaomi, com BT e emissor FM.

HTTP 451 está a ser usado para bloqueios do GDPR



O novo regulamento geral de protecção de dados europeu tem-nos obrigado a clicar em ainda mais caixas de consentimento para aceder aos sites, mas alguns sites nem se dão ao trabalho e têm optado simplesmente por bloquear o acesso a utilizadores europeus - e alguns estão a usar o praticamente desconhecido código HTTP 451.

A maioria das pessoas estará familiarizado com o código 404 que indica que uma página não foi encontrada, mas este código 451 está a tornar-se popular agora, pois indica que uma página ou recurso não está disponível por motivos legais. É a internet que estamos a criar, e que em breve poderá ficar muitíssimo pior com a iminente aprovação dos filtros nos uploads e taxa nos links.


Milhares de equipamentos Android estão vulneráveis na net



Como se não bastassem os bugs e vulnerabilidades, temos agora um novo estudo que indica que dezenas de milhares de equipamentos Android estão em risco, por disponibilizarem o acesso ao modo de debug (ADB).

O modo de debug é importante para developers e alguns utilizadores realizarem algumas operações avançadas mas é algo que normalmente tem que ser activado expressamente pelo utilizador. Neste caso o problema é que alguns fabricantes disponibilizam os seus produtos com o acesso ADB activado de origem, permitindo a um atacante remoto tirar partido das suas capacidades para infectar o sistema.


Facebook apela à nostalgia com o Memories



Estando numa altura em que é duramente criticado, o Facebook opta por lançar um novo sistema que apela à nostalgia, promovendo a lembrança de boas memórias do passado com o seu "Memories".

Se são fãs das lembranças ocasionais que o Facebook dava a propósito de coisas que tinham feito "neste dia" em anos passados, então vão adorar a nova secção Memories onde isso se multiplica num mundo de possibilidades, mostrando muita mais actividade relacionada com o que se fez no passado - e sem esquecer a parte de que há memórias que preferimos manter no passado.

... Por outro lado, poderá ser um lembrete perfeito que nos recorda tudo o que o Facebook sabe sobre nós.


Supercomputador Summit coloca EUA no topo da tabela



Depois de estar afastado do topo da tabela desde 2013, os EUA regressam à liderança na tabela dos supercomputadores mais poderosos, com a ajuda do novo Summit, criado pela IBM e Nvidia para o Laboratório de Oak Ridge. Este computador é capaz de atingir os 200 petaflops, superando por uma margem considerável máquinas como o Tianhe-2 de 33 petaflops, e para isso recorre a 9216 CPUs e 27648 GPUs geridos por por 4608 servidores.

Não se pense que é uma máquina fácil de transportar para qualquer lado, já que pesa 340 toneladas e precisa de 13MW de energia para funcionar - para além dos mais de 15 mil litros de água a circular pelos seus circuitos de arrefecimento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

6 comentários:

  1. Por acaso os coockies já chateavam um bocado, agora ainda mais chato é andar em sites novos. A malta nova está-se nas tintas para onde andam os seus dados e normalmente ou se aceita o que lhes apetece ou não se tem acesso. Só arranjam mais complicações, depois para chatear há sites que mostram uma mensagem a perguntar se podem enviar-nos notificações, que depois mais parece spam, por isso tem de se ler mensagens e avisos cada vez que entramos num site a ver se nos estão a enganar, muitas vezes quando me aparece os avisos fecho o site e já nem leio nada, que é um efeito parecido com este erro HTTP 451.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava jeito um plugin bloqueador destas mensagens de aviso para mobile e desktop.

      Eliminar
    2. Penso que alguns adblockers já estão a dar essa opção (eu tenho bloqueado manualmente nalguns sites)

      Eliminar
    3. Eu nunca aceito notificações com pequenas excepções.

      Eliminar
  2. Ena, as curtas do dia de hoje são quase todas "bombásticas"!

    ResponderEliminar