2018/07/11

A impraticabilidade do Artigo 13 pode chatear 1 milhão de pessoas diariamente sem justificação


A reforma dos direitos de autor foi remetida para nova discussão, e será interessante ver como os senhores que inicialmente consideraram os filtros nos uploads - do Artigo 13 - respondem a simulações do impacto que tal medida poderia ter no mundo real.

O artigo 13 atira para as plataformas de partilha a responsabilidade de monitorizarem tudo o que seja enviado pelos utilizadores, impedindo o upload de qualquer conteúdo que esteja protegido por direitos de autor.

Houve alguém que se deu ao trabalho de criar um simulador para avaliar o impacto de uma medida assim, tendo em conta que nenhum filtro, por mais eficaz que fosse, conseguiria ser eficaz a 100%. E os resultados são esclarecedores. Assumindo 10 milhões de uploads onde 1 em cada 10 mil fossem "proibidos", e um filtro com uma fiabilidade de 90%, o resultado seria que se iriam apanhar 901 uploads que deveriam ter sido evitados... mas à custa de 1 milhão de uploads que foram indevidamente marcados como proibidos, quando na realidade deveriam ter sido permitidos!

Mesmo assumindo valores bem mais "simpáticos" a favor do artigo, obtemos resultados que geram o transtorno de mais de 50 mil pessoas por cada milhão de uploads, para apanhar 900 uploads bloqueados correctamente.

Seria interessante ver os proponentes do Artigo 13, e todos os que votaram a seu favor, esclarecerem os cidadãos europeus sobre esta questão... e se por muito que se queiram proteger os direitos de autor, se realmente isso justifica penalizar 1 milhão de cidadãos, a cada dia, por causa de 900...

3 comentários:

  1. "Assumindo 1 milhão de uploads onde 1 em cada 10 mil fossem "proibidos""

    aqui não deveria ser "assumindo 10 milhoes.." ?

    ResponderEliminar
  2. O gajo não devia lá ter 90% inaccuracy? xD

    ResponderEliminar