A ESA está a preparar um rover para enviar para Marte em 2020, e está a aceitar sugestões para o seu nome.
O ExoMars é o rover que a Europa espera conseguir colocar no planeta vermelho em 2021 (esperando-se que sirva para deixar para trás a memória das missões falhadas) e será o mais avançado rover a explorar a superfície e subsolo marciano.
A questão é que agora é preciso ter um nome à altura dos Spirit, Opportunity e Curiosity norte-americanos, sendo que desta vez se põe a possibilidade de usar um nome que não seja o de um cientista famoso, como normalmente é tradição nas missões espaciais europeias. Aliás, todos estão convidados a sugerir um nome para o ExoMars.
Para inspiração é dito que deverá ser um nome relacionado com a procura da vida - incluindo coisas como biologia, genética, DNA, etc. - mas a verdade é que se quer um nome que seja tão memorável quanto os das missões bem sucedidas que têm explorado Marte.
... Arrisco-me a dizer que isso será garantido. Qualquer que seja o nome, caso a missão seja bem sucedida (e esperamos que o seja), será automaticamente elevado a um nome icónico, por muito simples ou básico que seja.
Há no entanto algumas regras:
- Não pode ser um nome já usado numa missão espacial
- Se for o nome de uma pessoa, terá que ter morrido antes de 10 de Outubro de 1993
- Tem que ser acompanhado por uma explicação com um máximo de 150 palavras
- Sugestões estão abertas até 10 de Outubro de 2018
O vencedor terá direito a fazer uma visita à fábrica da Airbus onde o rover está a ser construído. :)
"Matrufas"
ResponderEliminarRovy McRoverface :)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar